Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Reuniões da Câmara de Turismo mostra novo momento para o segmento na região


O inventário turístico dos municípios e a implantação da instância de governança conta com apoio da Associação dos Municípios, Emater, Sebrae, Senar e Paraná Turismo
A Câmara de Turismo que desenvolve ações de implantação, profissionalização e o inventário turístico dos municípios, começa mostrar bons resultados. A coordenadora dos projetos, Terezinha Busanello Freire, da Emater de Candói, destaca que as trocas constantes de cargos nas prefeituras têm prejudicado o andamento dos trabalhos e desenvolvimento dos projetos. “Este novo projeto denominado Lagos e Colinas, mostra um novo momento para região, que começa a ganhar maior visibilidade e apoio das entidades públicas e privadas”, avalia Terezinha. Numa parceria com a Associação dos Municípios Cantuquiriguaçu, a Câmara de Turismo deverá compor no apoio nas feiras, exposições que vão acontecer nas cidades integradas. 20 municípios da Cantu assinaram um termo de adesão no Ministério do Turismo e fazem parte das 14 regiões turísticas do Estado.
Circuito turístico regional
Outro projeto que promete alavancar o setor é o termo de cooperação que deverá ser firmado nos próximos dias, entre o presidente da associação, o prefeito de Quedas do Iguaçu, Edson Prado “Jacaré”, com o Núcleo Regional Educação (NRE), que deverá ter o envolvimento de 90 escolas estaduais da região, as secretarias de assistências sociais, que vai envolver o público da Terceira Idade. “Precisamos criar os mecanismos e fazer com que as pessoas conheçam os atrativos turísticos da Cantuquiriguaçu. Os setores estudantis e de terceira idade é um público alvo neste momento”, reitera Jacaré. 
14 milhões de visitantes
O Paraná recebeu entre 2008 e 2012, cerca de 14 milhões de visitantes, ficando em 3º lugar no país. Desses números, 60% visitaram as cidades de Curitiba e Foz do Iguaçu. A diretora técnica da Paraná Turismo, Deise Bezerra, destaca que objetivo é desenvolver o turismo de forma continuada e autossustentável na região. “As pessoas precisam ter o entendimento que turista é toda pessoa que deixa sua cidade para visitar outras cidades e pontos turísticos. A região é riquíssima em lagos, colinas, balneários e propriedades rurais”, ressalta Deise. A última reunião realizada no Hotel Fazenda Lind`Agua, em Laranjeiras do Sul, contou com a presença de membros da câmara técnica, empreendedores e representantes da Paraná Turismo. O Museu Regional de Reserva do Iguaçu é um dos principais atrativos turísticos da região 

Metas da Câmara de Turismo para este ano 
- Instância de Governança/Região Turística – Estruturação. 
- Estratégia de como organizar Conselho de turismo/fundo de turismo/lei do turismo/inventário turístico nos municípios.
- III Encontro de Turismo do Território Cantuquiriguaçu - Pinhão
- Festival de Turismo das Cataratas em Foz do Iguaçu - 04,05,06 de junho/14.
-Festa do Vinho- Catanduvas- 26,27 e 28.
- Formação de Comissões Temáticas na C. Turismo - Ex. Comissão de Cultura, Comissão de Artesanato, Comissão de Ecoturismo.
- Festas Municipais - participação da Região turística LAGOS & COLINAS.
- Envolvimento da LAGOS & COLINAS nas atividades culturais do território. 

FONTE: Assessoria Cantuquiriguaçu
Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854