Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Reunião extraordinária dos prefeitos da Cantuquiriguaçu aconteceu hoje(29) para tratar do atendimento do IML na Região.


A Associação dos Municípios CANTUQUIRIGUAÇU, tem seus municípios atendidos pelas unidades do Instituto Médico Legal de Cascavel, Guarapuava e Pato Branco, todos com distancias de até 150 km, o que causa transtornos e demora no atendimento.


Desde 2012 em Laranjeiras do sul foi idealizada a Campanha em prol da implantação do IML em Laranjeiras do Sul, realizada pelo Jornal Correio do Povo, as rádios Educadora, Campo Aberto e Líder Sul, e apoiadoras: Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu, Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul, Câmara Municipal de Vereadores de Laranjeiras do Sul, ACILS e Rotary Clube. Essas entidades que estão engajadas na luta pela implantação do IML.


No dia 16 de setembro de 2013, a Deputada Rose Litro acompanhou Joice Fabricio, representante do Jornal Correio do Povo, João Aires, Secretário de Assuntos Comunitários, Ivam Tel, Vice prefeito de Laranjeiras do Sul e Cleusa Francesquet Gowacki, Secretária executiva da Associação dos Municípios Cantuquiriguaçu, em reunião com o Secretário de Estado de Segurança Pública Cid Vasques e com os senhores Leon Grupenmacher, diretor geral da Policia Cientifica do Paraná e o com o Cap. QOBM Ivan Ricardo Fernandes, a fim de tratar da implantação de uma unidade do IML na Região da Cantuquiriguaçu, para de agilizar os processos de atendimento e remoção em casos de morte, que atualmente são muito demorados, causando maior sofrimento as famílias das vitimas.


Como o Estado está impossibilitado de abrir concurso para a contratação de novos servidores, o Sr. Leon abriu a possibilidade de o Estado dispor de veículo e os Municípios colocariam os motoristas, que receberiam treinamento para fazer os procedimentos legais com a retirada e transporte até a Unidade do IML de Guarapuava.


No entanto ao fazermos um estudo mediante a possibilidade de estarmos contratando motoristas para atendimento deste veículo, verificamos que teríamos que dispor de 4 equipes (motorista e auxiliar de pericia) fazendo um turno de 12x36 horas, com um custo mensal de R$ 38.398,63 (trinta e oito mil, trezentos e noventa e oito reais e sessenta e três centavos), ou três equipes fazendo turnos de 8X16, com folga semanal de sobreaviso, e pagamento de horas


Extras, o que daria um custo aproximado de 39.477,93 (trinta e nove mil quatrocentos e setenta e sete reais e noventa e três centavos) mensais, além dos custos com combustível. Os municípios são todos pequenos com arrecadação insuficiente para suas necessidades.


Em reunião extraordinária dos prefeitos realizada na sede da Cantuquiriguaçu os mesmos concluíram que mais uma vez estariam assumindo um compromisso do Estado sem, no entanto, resolver o problema, já que as demoras ocorrem também dentro da unidade do IML.


Para minimizar estas dificuldades, agilizando o atendimento no município, os prefeitos decidiram propor: que cada Município encaminhe dois servidores de carreira para a capacitação junto ao IML para realizar os procedimentos legais e o transporte será realizado por carro funerário, de seu município. Está seria uma medida temporária, pois continuamos a luta pela implantação do IML em Laranjeiras do Sul.


A Prefeita Sirlene Svartz, presidente da Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu está levando em mãos o ofício com a proposta. Certos de que o Estado aceitará esta proposta, teremos em breve um atendimento alternativo que irá beneficiar a população.

 

 

 

 

 

Por Luiz Alcântara

Assessor de Imprensa da Cantu

Emails: luizalcantara9@gmail.com

 

 

www.cantuquiriguacu.com.br

 

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854