Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Regional - Associação da Cantuquiriguaçu realizou reunião com os prefeitos

Aconteceu nesta sexta-feira 18, em Foz do Jordão a reunião ordinária dos prefeitos da Associação dos Municípios Cantuquiriguaçu.


A pauta do encontro foi cumprida fielmente e a reunião que foi de trabalho, foi bastante produtiva, tratando-se de assuntos de interesse das administrações municipais.

 

Dra. Ronisa Biscolli, da Prefeitura de Honório Serpa falou sobre a Recuperação do INSS. Ela explicou as formas de procedimento junto às agências do INSS para que os Municípios obtenham esse crédito, além de explicar sobre o ISS dos bancos.

 

A Sra. Ana Lucia Soares Gonçalves – SEIM – Secretária de Estado da Indústria Comércio e Assuntos do MERCOSUL apresentou a Cartilha - Distrito Industrial de desenvolvimento das cidades, que tem o objetivo “informar e esclarecer aos prefeitos dos municípios paranaenses um assunto capaz de alavancar a economia das cidades: os distritos industriais”, mostrando as formas legais para a implantação destes distritos e desta forma conquistar melhores oportunidades no seu próprio município.

 

Na sequência, Laerty Dudas – coordenador Estadual de Resíduos, do SEMA – Secretaria de Estado do Meio Ambiente falou do Plano de Resíduos Sólidos que está de acordo com o Decreto Estadual 8656/2013 – Paraná sem Lixões. Nesta ocasião os prefeitos que compõe a região 17 do Plano de Regionalização de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos assinaram o protocolo de intenções para a criação dos Consórcios de Resíduos Sólidos.

 

O representante da AMP- Associação dos Municípios do Paraná, Sr. Joares Henrich elogiou a pauta da reunião, pois administrar um município requer habilidades administrativas e informações como as que estão sendo repassadas nesta reunião. Ele falou sobre recursos para os municípios e passou a palavra para o Sr. Jacir Bombonato Machado, assessor da Educação na AMP. Este apresentou a situação do transporte escolar dos municípios da Cantuquiriguaçu. O Transporte escolar conta com recursos do PNATE – Programa do Governo Federal e Pete – Programa do Governo Estadual.

 

Dos 21 Municípios da Cantu, 16 receberão um aumento de 10% em 2013, os demais terão os valores de repasse diminuídos. Os prefeitos têm que correr atrás destes repasses, pois está é obrigação do Estado. Ele se colocou a disposição para orientações sobre o assunto. O Sr. Juarez falou ainda sobre os recursos do FPM – Fundo de Participação dos Municípios e orienta os prefeitos a se prepararem para 2015, que segundo ele, será um ano difícil para as administrações.

 

Estiveram prestigiando a reunião os Deputados Bernardo Carli e Pedro Guerra. Em suas falas se colocaram a disposição para representar a região.

 

Como último assunto, o Sr. Décio Carlos Schultz falou de um Plano de aumento de arrecadação para os municípios.


Finalizando com assuntos internos a prefeita Sirlene Svartz apresentou os novos integrantes da Associação da Cantuquiriguaçu, o Sr. Luiz Alcântara Assessor de Imprensa e Sr. Edelcio Daniel Coussian como Assessor Jurídico, a prefeita também a agradeceu a todos pela presença. A próxima reunião ficou agendada para o dia 22 de novembro em Rio Bonito do Iguaçu.


Os senhores Erikson Camargo Chandoha, Chefe do Departamento de Cooperativismo do Ministério de Agricultura e Guto Silva Representante do Governo do Estado prestigiaram a reunião.

 


Luiz Alcântara
Assessor de Imprensa da Cantu
Email: luizalcantara9@gmail.com
Fone: (42) 9938 3839



Acesse: www.cantuquiriguacu.com.br





 

 

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854