Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Regional - 20 Atletas da Cantu são beneficiados pelo Talento Olímpico

O programa apresenta diversas categorias e cada uma tem seu critério próprio. O valor da bolsa vai de R$ 150 a R$ 500 no nível estadual


A Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Esportivo divulgou a lista dos bolsistas contemplados pelo Programa Talento Olímpico (Top 2016).


A iniciativa do governo, por meio da secretaria de Estado do Esporte em parceria com Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, tem como objetivo valorizar os atuais talentos olímpicos e paraolímpicos com destaque estadual, nacional e internacional, resgatar os talentos paranaenses que hoje estão treinando e representando outros estados e, também, contribuir no desenvolvimento social (esporte, saúde e educação para os jovens).


Evolução -
Tendo sido implantado no ano de 2011, o Programa TOP 2016 dá oportunidade na revelação de atletas que tenham a intenção de construir uma carreira esportiva. 
Neste ano, foram beneficiados 1,5 mil jovens de todo o Estado, sendo que 20 residem na região da Cantuquiriguaçu, o que mostra o aumento de vagas nesta região, considerando que na primeira edição, apenas Anderson Lucas de Oliveira, de Pinhão obteve a bolsa e no ano passado foram nove atletas ao todo.


Critérios –
O programa apresenta diversas categorias e cada uma tem seu critério próprio. Por exemplo, a categoria Top Formador se destina a atletas que se cadastrem com idade entre 11 e 14 anos, que estejam estudando em escolas públicas e participem de competições escolares em esportes olímpicos e paralímpicos. 


Contemplados –
Como já dito, neste ano, 20 atletas da região da Cantu foram beneficiados com o programa. Uma das contempladas foi a laranjeirense Jenifer Aparecida Kozikoski, que pratica judô há quase três anos e está inclusa na categoria Top Formador. “Minha professora da escola montou uma equipe para treinar no Laranjão e eu decidi ir. Acabei gostando bastante e então nunca mais parei”, disse a jovem de 11 anos, que é motivo de orgulho para sua mãe Taís Regina Kozikoski. “Atualmente, muitos jovens preferem a internet ao invés de um esporte, por isso ficamos muito felizes por ela ocupar o tempo praticando um exercício”, declarou.


Outro atleta de Laranjeiras do Sul que foi beneficiado pelo programa, mas na categoria Escolar, foi André Lucas Josefi, também do judô. “Já luto há 5 anos e desde então venho ganhando experiência através dos treinamentos e campeonatos que disputo”, disse.


Além de atletas, o programa beneficia também treinadores, como é o caso do professor de educação física de Pinhão, Paulo Sérgio Wegrow. “Eu trabalho com jovens na faixa de 10 anos até adultos e essa bolsa auxilia bastante o nosso trabalho. A valorização dos profissionais tem sido muito reconhecida pelo Estado. É uma ótima forma de incentivo e de valorização aos profissionais e aos atletas”, enfatizou.













































Por Jornal Correio do Povo do Paraná
Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854