Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Regional - 1° Seminário de Erva-Mate da Cantuquiriguaçu será dia 29 de novembro

Especialistas no assunto vão debater a cultura e novas tecnologias com produtores da Cantu.


Laranjeiras do Sul vai sediar no dia 29 de novembro o 1° Seminário de Erva-Mate.

 

Diante do quadro nacional e internacional da escassez de erva-mate, a indústria privada, Prefeitura de Laranjeiras do Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul, Emater e o Condetec - Conselho de Desenvolvimento do Território da Cantuquiriguaçu, realizam o evento para discutir sobre a situação e o futuro desta cultura.

 

De acordo com os organizadores, no momento, a situação vivida é a falta de matéria-prima e o aumento de mais de 350% em 15 meses no produto. Entre os fatores que contribuíram para o aumento da erva-mate, destaque para a erradicação dos ervais, pela impossibilidade de competir com os preços praticados por outras culturas, como a soja por exemplo. A Ásia também influenciou na alta do preço.

 

Embora a erva-mate seja uma cultura do Sul do Brasil e do Paraguay, e também cultivada na Argentina, existe, no momento, uma grande procura internacional. Isso ocorre porque ao longo dos anos o setor ervateiro participou de inúmeras feiras internacionais, divulgando, mostrando ao mundo o potencial desta planta. Hoje o mundo conhece as propriedades da erva-mate que são tão ou melhores que o chá verde que é similar.

 

Entre os objetivos do seminário, um deles é a conscientização geral do setor, desde o produtor, o comprador, a indústria e os órgãos públicos para, desta forma, continuar garantindo o espaço nacional e internacional já conquistados.

 

Outra proposta do seminário é orientar o produtor a ter a rentabilidade necessária, preservar seu erval, através de cortes bem feitos e programados e aumentar a área de plantio. O evento também visa discutir com os órgãos públicos a disponibilidade de mudas, viveiros, linhas de créditos, estudos, levantamento de áreas plantadas, acompanhamento e compromissos para garantir a sobrevivência desta cultura.

 

Novas tecnologias

 

Ainda de acordo com a organização “o seminário vai ser um grande passo para a cultura, especialmente na Cantu. Serão mostradas novas tecnologias, o que há de novo no setor, levantamentos, realidade desta planta, o que cada pode contribuir”. A expectativa é que principalmente os produtores de erva-mate participem para adquirir novos conhecimentos e depois implantá-los lá na propriedade.

 

De acordo com Heroldo Seco Jr., representante internacional da Erva-Mate Laranjeiras, “nós procuramos sempre colocar o produto erva-mate no exterior e sempre que a Erva-Mate Laranjeiras tem a demanda, estamos repercutindo isso em centenas de produtores no campo”. Para ele, “esse seminário está sendo organizado pela coletividade. Você se encontra na organização, indústria, universidade, prefeituras, conselhos, é um evento realmente para trazer o homem do campo para discutir melhorias para todo o setor. Hoje temos realmente muito comprador da erva-mate, mas não estamos preocupados com o hoje, mas sim daqui há 10,15, 20 anos. Apesar do sucesso da erva-mate, ela é desconhecida no mercado internacional, responsável por uma pequena parcela”, observa. Ainda conforme Heroldo, “esta é a hora certa de mostrar ao mundo que a erva-mate é um produto de futuro, só que será somente futuro se os agricultores, os pequenos produtores envolvidos entenderem essa mensagem também”.

 

O evento será no centro social do Assentamento 8 de Junho, com uma programação que vai se estender das 9 às 15 horas. Entre os palestrantes estão Klaus Nietsche, da Emater; Ivair Wendling, da Embrapa Floresta; Rodrigo Cordeiro dos Santos, da Indústria Mate Leão, além de outros especialistas no assunto.

 

O 1° Seminário de Erva-Mate é direcionado a produtores, técnicos e demais interessados no assunto. As inscrições podem ser feitas antecipadamente na Erva-Mate Laranjeiras com a Elis, pelo telefone (42) 3635-1575. 

 

 

 

 







Por Jornal Folha do Iguaçu

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854