Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Região Turística Lagos & Colinas da Cantuquiriguaçu no Salão Paranaense de Turismo em Curitiba

A ousadia faz parte do cotidiano dos lideres do território Cantuquiriguaçu.


Sem se deixar intimidar com o trâmite burocrático, lideranças dos 20 municípios do território aproveitaram a oportunidade de discutir sobre a regionalização do turismo com o Ministério do Turismo e a Paraná Turismo.

 Nesta discussão, optaram por formar uma nova região turística integrando os 20 municípios do território. A região turísticas da cantuquiriguaçu é uma das quatro novas regiões criadas pela PORTARIA Nº 313, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2013 DO MINISTÉRIO DO TURISMO .  

 Desde então a região se mobiliza para estruturar os roteiros e produtos turísticos. Um exemplo disso foi à participação da região LAGOS & COLINAS da Cantuquiriguaçu na 10ª MOSTRA DAS REGIÕES TURÍSTICAS DO PARANA no Salão Paranaense de Turismo nos dias 13, 14 e 15 de março em Curitiba.   

 Através da Câmara de Turismo e Produção Associada do Condetec – Conselho de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu, os 20 municípios que compõem a região se fizeram representar prestigiado o evento, assim como com material publicitário mostrando as “Belezas e Riquezas da Cantuquiriguaçu”. 

 “Belezas e Riquezas da Cantuquiriguaçu” é um pouco do que a região possui, alguns pontos turísticos e algumas potencialidades. 

 A região ainda é apenas “sementes em fase de germinação” no que diz respeito ao turismo, mas com a coragem e persistência dos empreendedores, da população, dos lideres políticos e das entidades representativas com certeza será um lugar de destaque no mundo turístico.  

 Portanto, a região turística LAGOS E COLINAS têm grandes desafios pela frente, um deles e talvez o principal seja superar a atual realidade que é de “emissora de turistas” para “receptora de turistas”, deixando de apenas movimentar a economia territorial para efetivamente agregar renda.  

 Segundo o MTur, esse dinheiro, trazido de fora pelos turistas e injetado na economia territorial, é que vai propiciar o desenvolvimento da atividade turística e, consequentemente, do território.

 Para vencer esses desafios, a região turística LAGOS & COLINAS e a Câmara de Turismo do Condetec, tem contado com apoio de diversas entidades que atuam no território como o Instituto Emater, Sebrae, Associação Cantuquiriguaçu, Prefeituras Municipais, Senar, Sindicatos, Cooperativas, Universidades e Associações Comerciais.

Mais informações: Terezinha Busanello Freire – Coordenadora da Câmara de Turismo do Condetec e extensionista do Instituto Emater Unidade Candói – 42-36387-8005, e-mail: tbusanello@emater.pr.gov.br.


Fonte: Portal Cantu

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854