Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Quedas do Iguaçu - Cidade dispõe de plano para enfrentar enchentes, vendavais, granizos e tempestades

Foi publicado no diário oficial eletrônico da Prefeitura, o Plano de Contingência Municipal que estabelece diretrizes para ações de resposta a desastres envolvendo deslizamentos, alagamentos, enchentes, enxurradas, granizos, vendavais e tempestades.


O plano estabelece procedimentos a serem adotados quando ocorrer alguma emergência ou desastre, recomendando alerta, alarme e resposta, incluindo as ações de socorro, ajuda humanitária e reabilitação de cenários, a fim de reduzir os danos e prejuízos.

 


O plano  identifica alguns dos possíveis danos em caso de chuva acima de 100mm, por exemplo, a pista de rolamento da PR 473 e 24 residências, onde vivem 88 moradores e o fluxo de veículo da via que fica obstruído. No caso de ocorrer este fator de risco, o plano prevê se necessário para abrigo dos possíveis atingidos existe no  Centro Comunitário e nas 03 escolas no Bairro há cerca de 500 metros.

 


Outro ponto sensível apontado no plano fica no Bairro Santa Fé, próximo ao Rio Campo Novo com uma população de 84 pessoas, uma vez que as casas estão sob um solo de cascalho e muito íngreme e com a erosão ficam mais vulneráveis a cada chuva. O plano também fez um cadastro de todos os abrigos e recursos, a fim de priorizar a preservação e socorro à vida, estabilização da situação critica e proteção a propriedade e meio ambiente. 

 

 

 

 









Por Assessoria do Município

 

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854