Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Prefeitos se mobilizam para implantar Universidade Indígena em Rio das Cobras


Ontem foi realizada no auditório do Sindicato Rural, em Laranjeiras do Sul, a reunião ordinária da Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu para debater principalmente a implantação do Campus Indígena da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) na Aldeia Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras.
O local que é composto por dez comunidades, das etnias Caingangues e Guarani com cerca de 2,8 mil pessoas está concorrendo com o município de Guarita, Rio Grande do Sul, para sediar o campus universitário. “Nosso objetivo é mobilizar toda a região para trazer esse grande investimento para Cantu. Fizemos uma moção de apoio e contamos com a ajuda dos 21 prefeitos”, afirmou o presidente da Associação, Edson Prado 'Jacaré'.
Ele enfatiza que sem a união dos municípios que compõem a Cantu, bem como dos deputados que os representam tanto na esfera nacional como estadual será impossível conquistar essa universidade.
De acordo com o prefeito de Nova Laranjeiras, José Lineu Gomes, o projeto traria diversas vantagens não apenas para o município, mas como também para toda a região. “Temos a maior reserva indígena do Paraná e necessitamos de maiores investimentos públicos, pois os nossos universitários muitas vezes são obrigados a migrar para outras cidades”, disse Lineu, que está confiante que o município vencerá a disputa.
Uma das questões tratadas entre os prefeitos na reunião foi a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina que após o dia 2 de agosto todos os municípios que ainda mantenham lixões a céu aberto serão multados pelo Ministério Público.
Segundo o presidente da Cantu, a situação é preocupante para todos os municípios associados.
Ele conta que no município deve ficar pronta em breve a Usina de Reciclagem e Compostagem, que estará aberta para atender a demanda também de outros municípios da região.

FONTE: Jornal Correio do Povo.
Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854