Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Porto Barreiro - Secretaria de Agricultura realiza curso de piscicultura em parceria com o Senar


A prefeitura de Porto Barreiro, através da Secretaria de Agricultura e em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) está oferecendo aos agricultores do município o curso de piscicultura. O curso teve início na manhã de ontem, terça-feira (8) e vai até à tarde desta quarta-feira (9), totalizando 16 horas de curso teórico e prático. Todas as vagas foram preenchidas. Como as vagas são limitadas, apenas 15, alguns produtores não puderam participar nesta ocasião.


No entanto o secretário de Agricultura, Nelson Araújo, tranquiliza os produtores dizendo que a prefeitura irá trazer muitos outros cursos para o município. “Isso mostra a preocupação do produtor em estar se aprimorando, se capacitando, sempre em busca de informações. Afinal a gente nasce sem saber nada, e morre sem saber tudo. Uma vez que nos propomos a trabalhar em uma área especifica temos que ser bons”, disse Nelson.

 

No mês de novembro, a prefeitura irá disponibilizar o curso de meliponicultura, ou seja, sobre a criação racional de abelhas sem ferrão.

 

Elo Ebert, que reside na comunidade Linha Wolf disse que já participou de outros cursos do Senar e considerou todos muito proveitosos. “É a primeira vez que participo de um curso que fala sobre peixes, mas todos os outros foram de grande valia. Agora pretendo iniciar uma atividade pesqueira e por isso estou aqui, para não sofrer nenhuma dificuldade depois, com o Senar a gente aprende da maneira mais correta”, completou Ebert.

 

O instrutor do Senar, Nestor José Braun, disse que o entusiasmo dos produtores porto barreirenses é o segredo do sucesso. “Encontrei aqui um número expressivo de produtores com interesse em aprender da maneira mais correta a trabalhar com piscicultura, espero que com este curso possamos passar muitas informações, adequando cada um dentro de suas necessidades possibilitando uma melhor fonte de renda na propriedade”.

 

Sobre o curso de piscicultura, Nestor diz que esta é uma atividade que está em ascensão. “Avançando aos poucos, pois o produtor está cada vez mais procurando um alimento saudável, e que a renda familiar dele possa aumentar a cada dia.”


Nestor também enalteceu a importância da parceria entre Prefeitura, Senar e Sindicato Rural. “Temos muitos cursos, tanto na área de agricultura, avicultura, suinocultura, enfim agropecuária de um modo geral. O produtor não tem custo nenhum em relação a esses cursos, já que ao entregar a produção, uma parcela do FUNRURAL Contribuição ao Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural),  vai direto para o Senar que paga toda a estrutura, e aqui a prefeitura ainda fornece o almoço e o lanche para todos, são oportunidades imperdíveis”, concluiu Nestor.

 

Tiago Pinto de Magalhães, mobilizador do Sindicato Rural de Laranjeiras do Sul, disse que o Senar traz qualificação e promoção social ao homem e a mulher do campo. “Em nossa região o Senar vem desenvolvendo um trabalho bastante intenso na área de treinamentos seja na agricultura ou na pecuária, variando de acordo com a necessidade de cada município.”


















Por Audi Morais

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854