Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
PITANGA: Mais de 100 mil pessoas visitam a IX Festcentro

Vai ficar marcada na história de todo o Paraná, com certeza.


A nona edição da Festcentro (Festa Típica do Centro do Paraná), realizada de 17 a 21 de abril no município de Pitanga, atraiu mais de 100 mil pessoas durante os cinco dias de festa.

O ponto alto da festa foi no sábado, com o grande show da banda de rock RPM. A arena do Parque do Lago ficou completamente lotada para ouvir grandes sucessos, tais como Olhar 43, Alvorada Voraz, dentre outros.

A festa também contou este ano com o 4º Show Pecuário Leiteiro, movimentando o agronegócio e a agricultura familiar. A 24ª Fecopi (Feira do Comércio de Pitanga) também foi realizada e atraiu grande público.

A festa

No primeiro dia da Festcentro, o público presente já surpreendeu. Em uma quarta-feira de muito frio, a população pitanguense abraçou a festa e compareceu. Na inauguração do Centro de Eventos do Lago, muita emoção. O prefeito Altair José Zampier abriu mão de “posar para a foto” no descerramento da fita e surpreendeu ao chamar para tal cerimônia funcionários da empreiteira responsável pela obra, simbolizando a inauguração do Centro de Eventos. Já a placa de inauguração foi descerrada por funcionários da administração, que trabalharam incansavelmente para que o Parque do Lago ficasse pronto a tempo da realização da festa.

Com a 24ª Fecopi aberta oficialmente, o fechamento do primeiro dia ficou a cargo da Banda New York, que agitou o público presente.

Na quinta-feira, dia 18, foi a vez dos candidatos a campeão do IX Femucentro subirem no palco. Foram mais de 30 competidores que deram show no palco da festa. Após os talentos se apresentarem, foi a vez da Banda Heloá dar show.

A decisão, que ficou para a sexta-feira, foi mais acirrada ainda, com um nível técnico excelente. 

O primeiro lugar do IX Femucentro ficou novamente com Ivonete Gonçalves, de Toledo, que conquistou o bi-campeonato do Femucentro interpretamdo a música“Você me vira a cabeça”, de Alcione. 

Ao final do terceiro dia de festa, a animação ficou por conta da dupla Marcos & Cláudio, a qual mesclou grandes sucessos da música sertaneja universitária com composições próprias.

No sábado, o grande dia. O público lotou a arena do Parque do Lago para ver a banda RPM. Horas antes, a Prefeitura de Pitanga inaugurava mais duas importantes obras para a população pitanguense: a Supercreche da Vila Planalto, com investimento de mais de R$1,5 milhões, o Marco Geodésico do Centro do Paraná, e assinatura da ordem de serviço para a construção do IFPR Câmpus Pitanga.

No concurso da rainha da festa, o título ficou com a barraca brasileira, representada por Francieli Soares, que esbanjou beleza e simpatia aos jurados.

Por falar em barraca, as etnias predominantes no município levaram nas barracas típicas comidas apetitosas e reforçaram a identidade étnica do município.

Já no domingo, o torneio de truco da Amocentro e o Femukids, em sua primeira edição foram um sucesso. O encerramento da festa ficou por conta da dupla Gilberto & Gilmar, que atraiu um grande público.

O prefeito Altair José Zampier enfatizou a importância da Festcentro, na mudança cultural. “Recebemos mais de cem mil reais de patrocínio de empresas pitanguenses, que acreditaram na força da Festcentro. Isso sim é mudança cultural, é o comércio e o povo pitanguense acreditando na Festcentro.”
Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854