Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
PINHÃO: Conferência irá discutir gestão e financiamento na assistência social


Na próxima sexta dia 26, a Secretaria de Assistência Social realiza a IX Conferência da Assistência Social de Pinhão, que tem como tema principal Gestão e Financiamento: avaliação local.

 

A partir de 2005, a assistência social passou por grandes transformações, foi implementado o SUAS - Sistema Único de Assistência Social.

 

A assistente social da secretaria, Iara Oliveira, expôs que o SUAS provocou grandes mudanças. "Não é só uma mudança de nomes, é de postura, de visão. A partir de 2005 a Secretaria de Assistência Social deixou de ser assistencialista passando a gestar uma política pública de assistência, que visa promover o cidadão, gestar programas e projetos que promovem a transformação da situação de vulnerabilidade do sujeito, com isso houve todo um reordenamento dos serviços".

 

Na IX Conferência o objetivo central é avaliar se os que se utilizam de todo esse sistema e das redes de apoio conseguiram absorver todas as mudanças desde a questão da nomenclatura, organização do sistema até as novas formas de desenvolvimento dos trabalhos. Participam da conferência representantes governamentais, sociedade civil organizada e os usuários dos programas, projetos, serviços e atendimentos. 

 

Entre delegados, observadores e convidados, a expectativa é de reunir em torno de 250 pessoas para discutir e avaliar as propostas, trabalhos e serviços ofertados pela assistência social. " Enviamos convites a todas as Ong's e parceiros que atuam na área da assistência e esperamos ter uma discussão muito boa de todo o sistema, claro que as portas estão abertas a todos os cidadãos que queiram participar das discussões", frisou a secretária de Assistência Social, Lucimeri Terleski Oliveira.

 

Durante a Conferência serão eleitos os novos conselheiros não governamentais do Conselho de Assistência Social, que é composto por 40 membros, 20 governamentais indicados pelo executivo e 20 não governamentais eleitos pelos representantes da sociedade civil organizada.

 

Iara reforçou a importância das pessoas irem, avaliarem os avanços e dificuldades encontradas nos oito anos de SUAS e também colocarem suas propostas para a assistência social de Pinhão. "É muito importante que as pessoas participem, estejam lá, falem, coloquem sua visão, pois é com as conferências que crescemos, melhoramos. Um exemplo claro é o aumento de todo o quadro técnico que hoje atua na assistência, possibilitando uma maior ampliação e qualificação do trabalho e isso é um avanço conseguido com as conferências anteriores".

 

A conferencia terá como tema central a avaliação do SUAS e esta avaliação está dividida em seis eixos: Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social, Gestão da SUAS: vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação, Gestão do Trabalho, Gestão dos Serviços, Programas e Projetos, Gestão dos Benefícios SUAS e Regionalização.

 

O evento será o dia todo no Centro de Eventos Atílio Chaves. No período da manhã será realizada a abertura oficial e a palestra A Gestão e Financiamento na Efetivação do SUAS, proferida pelo bacharel em assistência social, o diretor do CEDRPES Assessorias e Consultorias, Dorival da Costa. No período da tarde acontecerão as discussões e plenária e a escolha dos oitos delegados que irão representar Pinhão na Conferência Regional, que acontece em Guarapuava no mês de setembro.

 

 

 

 

 

Fonte - Jornal Fatos

 

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854