Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Paraná - Deputado Artagão Júnior critica os estudos da Fipe sobre o pedágio no Paraná


Representantes da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) deporam na reunião da CPI do Pedágio desta terça-feira (3). 


Contratados pela Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná) para fazer uma análise econômico-financeira dos contratos vigentes das concessões das rodovias no Estado, os técnicos da Fipe não convenceram os deputados. “Ainda faltam dados do DER para concluirmos o nosso estudo”, disse o advogado da Fipe, Fernando Albino de Oliveira.

 

Também representando a Fipe, as economistas Natália Poiatti e Paula Pereda seguiram o mesmo tom, dizendo que ainda não se pode ter uma conclusão sobre um desequilíbrio financeiro em desfavor da população. O deputado Artagão Júnior citou o exemplo da Ecocataratas, que desde 2005 está desobrigada de realizar investimentos. “O trecho de aproximadamente 400 km, entre Foz do Iguaçu e Candói, na BR-277, devido a uma decisão judicial, está desde 2005 sem qualquer investimento em duplicações e terceiras faixas. Até 2021 não há nada previsto. Uma tarifa de quase dez reais por praça. Fica claro o desequilíbrio financeiro em favor das concessionárias”, ressaltou o deputado.

 

Artagão Júnior também contestou o estudo da Fipe que se baseia no volume de tráfego com dados fornecidos pelas empresas de pedágio. “Não podemos aceitar um estudo sem outros parâmetros de tráfego. Vocês falaram em tráfego real de veículos, mas nenhum levantamento foi feito, a não ser avaliar os relatórios das concessionárias e do DER”.

 

Requerimento contra o reajuste de 5,72%

O reajuste de 5,72% nas tarifas de pedágio no Estado, ocorrido na semana passada, também foi repudiado pelo deputado Artagão Júnior. “Foi uma postura ofensiva ao trabalho da CPI e, sobretudo, à população paranaense”, enfatizou. Na sessão plenária desta terça-feira, os deputados deverão apresentar em plenário um requerimento pedindo a suspensão imediata do reajuste. 

 

 







Por Assessoria de Imprensa

Deputado Estadual Artagão Júnior

Jornalista Victor Almeida

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854