Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Paraná - Dados de pesquisas de tráfego e de opinião pública geram dúvidas na CPI dos Pedágios


A 10ª reunião ordinária da CPI dos Pedágios, realizada nesta terça-feira (24), teve o depoimento de representantes da Engefoto, empresa de consultoria e engenharia de transportes que elaborou o estudo para a implantação do pedágio no Paraná. Djalma Rocha Pereira e Vera Beznos, representantes da empresa, disseram que o estudo consistiu na elaboração de um modelo de operação e conservação, além das previsões tarifárias e enquadramento jurídico.

 

De acordo com eles, houve uma pesquisa prévia de opinião pública, em 1995, realizada pelo Instituto Bonilha, para saber da aceitação a respeito da cobrança do pedágio. Estipulada em R$ 1,00 a aceitação da tarifa chegou a 90%. Subindo a R$ 4,00, a aprovação caiu para 40%. Também revelaram que houve uma contagem de veículos realizada em abril de 1995 em 44 pontos, e outra em dezembro, do mesmo ano, em 22 pontos de rodovias paranaenses. A contagem, de acordo com eles, era realizada 24 horas por dia.

 

O deputado Artagão Júnior perguntou se havia estudos realizados por outras instituições que poderiam servir de base e de comparação dos dados colhidos. O parlamentar também indagou se atualmente são feitos estudos de opinião e de aferição da quantidade de veículos que passam pelas praças diariamente. Os representantes da Engefoto não souberam responder.

 

“Fica difícil entender qual foi a equação. Pois as pesquisas de tráfego foram feitas em épocas distintas, uma em período de safra e outra de temporada de férias”, disse o deputado.

 

O engenheiro civil Joel Laroca Júnior também foi ouvido pela CPI. Ele fez estudos sobre os custos operacionais do lote 5, sob concessão da CCR Rodonorte, apontando desequilíbrio de valores. Segundo ele, alguns itens chegavam a custar o dobro em relação a planilha do DER.

 

Jaime Lerner

O ex-governador Jaime Lerner será convocado para depor já na próxima terça-feira (1º). Lerner era o chefe do executivo estadual na época da implantação dos pedágios no Paraná.

 

 

 

 

 





Assessoria de Imprensa

Deputado Estadual Artagão Júnior

Jornalista Victor Almeida

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854