Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Palmital - A secretaria de educação capacita professores e agentes da rede municipal pelo PROINFO


PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional) é um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.
O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Pelo PROINFO é possível capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.

Ter conhecimentos de informática, é um quesito fundamental para ser agente de inclusão em uma comunidade, a existência de coordenadores de tecnologias de informação e comunicação para acompanhamento do desenvolvimento dos professores é um dos pontos fortes das atuais propostas educacionais, pois todo agente deve necessariamente passar por treinamento específico.

Sendo assim “apontamos o Núcleo (NTM – Núcleo de Tecnologia Municipal) como um dos importantes instrumentos para proporcionarmos mudanças  na educação em nosso município, para que professores possam com mais propriedade ministrar aulas com recursos de mídias, proporcionando ao aluno um aprendizado diferenciado, incluindo-os no mundo digital, tão importantes para a sua formação” – Nilva Zolandek (Secretária Mun. Educação de Palmital).

 

Os objetivos do NTM são:

Viabilizar o uso da informática educacional nas Escolas Municipais de Palmital Pr., a Prefeitura e Secretaria de Educação estão, desenvolvendo ações, na Implantação de um NTM (Núcleo de Tecnologia Municipal) para formação de professores e agentes educacionais.
Incentivar os professores a desenvolverem projetos, utilizando as ferramentas oferecidas pelo computador e/ou pelos softwares disponíveis nas unidades escolares.
Proporcionar aos alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino, por meio de professores capacitados a desenvolver atividades escolares desafiadoras, diversificadas e contextualizadas.

 

Portanto, espera-se que com o NTM (Núcleo Tecnológico Municipal), professores e comunidade escolar possam inserir-se no mundo digital de maneira educativa, aprendendo a pesquisar, a conhecer métodos que incluam o aluno digitalmente num recurso que já faz parte do cotidiano das pessoas, mas que nem todas possuem igualmente a oportunidade de acesso.

As aulas do PROINFO estão sendo ministradas temporariamente junto ao Polo UAB de Palmital, até que o processo de implantação do NTM se efetive e o município receba os equipamentos para atendimento exclusivo do Núcleo de Tecnologia Municipal. O Professor de Informática Danilo Aurélio é quem ministra os cursos iniciados no mês de setembro 2013.

 










Por Assessoria do Município

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854