Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Novo presidente da Cantuquiriguaçu lança plano de ações

Jacaré quer maior visibilidade aos 21 municípios associados, trabalhar programas como do turismo rural, questões sociais indígenas e ICMS Ecológico


  O novo presidente da Associação dos Municípios do Território da Cantuquiriguaçu, o prefeito de Quedas do Iguaçu, Edson Jucemar Hoffmann Prado “Jacaré” (PP), assumiu no mês de janeiro a presidência da associação. Na primeira reunião do ano, que aconteceu no dia 21 de fevereiro na sede, em Laranjeiras do Sul, Jacaré apresentou o Plano de Ações na Cantuquiriguaçu (PAC). Entre as metas de trabalho estão a maior visibilidade das cidades nos aniversários, feiras, exposições e eventos. Como também apoiar o Conselho de Desenvolvimento da Cantuquiriguaçu (Condetec), em ações para que mais municípios participem e recebam royalties do ICMS ecológico, já que atualmente, apenas 9 cidades, na Cantu, participam do rateio estadual anual. O presidente quer dar uma atenção especial ao programa de Turismo Rural, incentivando um intercambio entre as cidades, fomentando viagens estudantis e de terceira idade, em propriedades agrícolas, balneários e pousadas na região. “Com os demais gestores públicos estamos construindo um novo projeto, que envolva as cidades e a população da Cantu. Nossa região não pode ser vista somente por saques indígenas e conflitos agrários”, salientou Jacaré. Ressaltando que os problemas crônicos sociais, precisam ser enfrentados com ideias e projetos, que envolvam os municípios, governos estadual e federal, como também a sociedade inserida em cada contexto. A reunião deverá ser prestigiada por seis deputados estaduais, os secretários de governo, Edson Casagrande e Cesar Silvestri.
A Cantu já totaliza mais de 232 mil habitantes 
  Segundo dados do IBGE, atualmente a Cantu está composta de 232 mil habitantes, de 21 cidades, das quais, 107 mil, que habitam na área rural. Localizada entre as regiões Oeste, Centro-Oeste e Sudoeste. Contribui significativamente na economia paranaense, na produção de grãos, madeira, leiteiro e animais. Sendo a 2ª do Estado na quantidade de animais no pasto, como também a 2º da região Oeste em quantidade de trabalhadores no setor têxtil. Sem falar que mesmo com os conflitos agrários, a região comporta o maior assentamento de reforma agrária, da América Latina e mundial. Está será a 2ª vez que Jacaré vai presidir a Associação do Território da Cantuquiriguaçu. 
          
Fonte: Assessoria
Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854