Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Nova Laranjeiras - Projeto visa tirar crianças indígenas das margens da rodovia

O objetivo é elaborar atividades que evitem a exposição dos pequenos aos riscos da rodovia, Principalmente na venda de artesanatos


Ontem (10), na Câmara de Vereadores de Nova Laranjeiras, foi realizada uma reunião sobre o projeto que visa evitar que as crianças residentes nos aldeamentos fiquem às margens da BR 277. 

Participaram do encontro técnico o prefeito de Nova Laranjeiras, Lineu Gomes, secretários municipais, a chefe regional da secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Roseli Becker, além de representantes das comunidades indígenas, da secretaria Especial de Assuntos Fundiários, Cohapar, Emater, secretaria de Educação, entre outros órgãos. 


Foram retomadas as pautas levantadas na última reunião, realizada no dia 10 de julho, em Curitiba, na sede da secretaria da Família, na qual ficou decidido que a melhor solução para evitar o problema seria a construção de um espaço para atender tanto as crianças como os artesãos, na sede da aldeia. 

Proteção
Segundo a assessora técnica do Programa Família Paranaense Tatiana Possa Schafackek, o objetivo do projeto é abranger as nove aldeias da Reserva Rio das Cobras, tirando as crianças de locais de risco como a BR 277. “Se for aprovado pelo Conselho Estadual da Crianças, o projeto deverá ter início ainda este ano”, ressalta.

Segundo o cacique da Reserva Rio das Cobras, Sebastião Tavares, há muito tempo estavam tentando trazer esse projeto, mas parece que agora vai sair do papel.


O prefeito José Lineu Gomes, lembrou que ele, o vice cacique Geraldo e a secretária de Assistência Social, Suzi Bonetti, levaram várias reivindicações à secretaria da Família. “Buscamos melhorias, principalmente para as crianças que sempre estão correndo riscos. Por isso, queremos um espaço que atraia essas crianças, além de oferecer uma alimentação saudável”, salienta. 


O prefeito ressaltou que o projeto será construído a fundo perdido e foi aprovado pela comissão do município.


















Por Assessoria
Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854