Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Marquinho - Prefeitura adquire dois carros zero quilômetro

Um deles será destinado ao uso das equipes da secretaria de Saúde e o outro para a equipe do Cras


Por meio do prefeito do município, Luiz Cezar Baptistel Zinho, foram adquiridos dois veículos Fiat Uno zero quilômetro. Os carros serão destinados a atender as secretarias de Saúde e Assistência Social, especificamente o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Segundo o secretário de Administração do município, Elcio Bolzon Junior, o primeiro foi adquirido por meio do governo do Estado, pelo programa VigiaSUS. O segundo foi comprado com recursos do governo federal, pelo Programa Bolsa Família, por meio do Índice de Gestão Descentralizada. 

Suprir demanda

Segundo a secretária de Saúde, Maria Jucelei Accorde, o veículo ajudará a suprir a demanda sempre existente no setor. “Especialmente para nós que moramos distante do hospital e de alguns atendimentos que precisam ser feitos em Guarapuava”.

Maria explicou que, de imediato, esse veículo não deverá ser empregado no transporte de pacientes, mas no deslocamento da equipes de trabalho. “Serão levados funcionários para cursos e treinamentos e no desenvolvimento do trabalho diário da Vigilância em Saúde”, esclarece. 

A secretária não descarta que esse veículo possa ser usado para conduzir pacientes em consultas. “Se tiver indo apenas duas pessoas para Guarapuava e precisar levar um paciente em uma consulta não haverá impeditivo nenhum”, acentua.

Os recursos do ViagiaSUS foram repassados a todos o municípios do Estado. Parte do valor destinado foi reservada a bens permanente e o restante para compra de materiais de consumo diário. “O projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e encaminha à secretaria Estadual. Assim que o carro for empacado começará a ser utilizado”, anima-se.


Necessidade
O outro veículo será utilizado especificamente pela equipe do Cras, que até então não tinha nenhum transporte destinado especificamente ao setor. Segundo o coordenador do Cras, Gomercindo Roberto de Paula, esse veículo era um sonho de muitos anos, pois até então tinham que depender de outras secretarias. 

“Esse recurso já foi conseguido no final do ano passado. Mas devido a alguns imprevistos foi deixado de lado. Assim que o prefeito Zinho assumiu levei essa demanda para a Rozane (primeira-dama). De imediato ela correu atrás, pois a administração é voltada para essa população que vive em vulnerabilidade”, afirma. 

Gomercindo elenca que devido a problemas financeiros enfrentados pelo município no início do ano, esse carro demorou um pouco para chegar, mas finalmente irá acabar com as dificuldades do setor. “Temos 2,5 mil pessoas referenciadas, poderemos deslocar as equipes que trabalham com as famílias e idosos no interior, além de fazer o acompanhamento do pessoal da previdência social”.

“Para nós foi uma conquista e tanto. É a primeira vez que recebemos um veículo na área social. Estou muito feliz com esse sonho realizado”, finaliza.



























Por Assessoria
Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854