Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Mãos a obra: Presidente da Associação dos municípios Sirlene Svartzbusca para capacitação e execução de projetos para os municípios da Cantuquiriguaçu.


Oficio n° 24/2013                                                         Laranjeiras do Sul, 10 de junho de 2013.

   

 

Exmo. Sr.

LUIZ CARLOS COSTA FORMIGARI

Superintendência Oeste do Paraná

CAIXA ECONOMICA FEDERAL

Cascavel – PR

 

Prezado senhor,

A região da Cantuquiriguaçu é  formada por  21 municípios localizados no centro-oeste do Estado do Paraná, conta com uma população de 247.384 habitantes, sendo que mais de 50% vive na zona rural. Agrega a maior reserva indígena do estado, dos povos Kaingang e Guarani,  o maior assentamento de trabalhadores rurais sem terra  da América Latina, além de vários grupos Quilombolas e  mais de 80% das propriedades rurais do Território são de agricultura familiar.

Margeada pelos rios Iguaçu, Piquiri e Cantu os quais dão origem ao nome CANTUQUIRIGUAÇU. Conta com 07 usinas hidrelétricas, entre as quais Salto Segredo, Salto Santiago, Salto Osório e Foz do Areia, no Rio Iguaçu. Os 20 municípios que integram este Território apresentam os menores índices de Desenvolvimento Humano do sul do país. Sendo este um dos principais motivos que levaram a região a elaborar um Plano de Desenvolvimento Regional, em 2003. A região apresenta o menor IDH do estado do Paraná. Dos 20 municípios, 15 congregam mais do que 20,0% das pessoas que estão abaixo da linha da pobreza.

A região apresenta a maior participação relativa de pobres (24,69%), em relação às 18 Associações Municipais do Estado do Paraná.

O diagnóstico identificou que de um total de 62.474 famílias, 26.159 são consideradas pobres com renda per capita inferior a ½ salário mínimo.

Outro dado preocupante identificado é um grande esvaziamento populacional, principalmente de jovens que deixam a região em busca de trabalho e renda ocasionando um sério problema sócio econômico.  Destes, o maior numero sai do meio rural.

Organizada como Território Rural, conta com o CONDETEC Conselho de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu, que integra 44 entidades representantes da sociedade civil e poder público. Esta instancia é que delibera projetos, ações e atividades promovendo o desenvolvimento coletivo do Território.

Em 2008 este Território foi elencado como Território da Cidadania, segundo a nova proposta política do governo Federal, que prioriza as regiões mais deprimidas do país.

A região busca seu desenvolvimento e melhor estruturação dos serviços na região. Atualmente os projetos de 15 municípios são contratados pela GIDUR - Gerencia de Desenvolvimento Urbano, de Cascavel, que mesmo contando com o empenho e atenção dos técnicos que atendem, tem uma morosidade nos processos devido ao grande acúmulo de projetos que são encaminhados nesta unidade. Outra dificuldade por parte de alguns Municípios é a distância, que gera custos e tempo para os encaminhamentos e contratações.

            Diante disto, solicitamos a esta conceituada instituição que seja designado um técnico para atender na agência da Caixa Econômica Federal de Laranjeiras do Sul, recebendo os projetos e fazendo os devidos encaminhamentos. Com esta medida a GIDUR de Cascavel reduzirá o número de municípios que atende, dando mais agilidade aos processos e os municípios circunvizinhos de Laranjeiras do Sul terão o atendimento facilitado.

            Certos de contarmos com seu pronto atendimento, antecipamos agradecimentos e reiteramos votos de consideração e apreço.

Atenciosamente

 

 

Sirlene Pereira Ferreira Svartz

Prefeita Municipal de Laranjeiras do Sul

Presidente da Associação dos Municípios CANTUQUIRIGUAÇU 

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854