Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
LARANJEIRAS DO SUL:Depois de levantamentos, Governo Municipal monitora 18 construções que estão em área de atenção

Cinco estabelecimentos comerciais e 13 residências estão sendo monitoradas. Receptividades da população para debater o problema é fator preponderante nesse momento


A pedido do Governo Municipal foi realizada na tarde de ontem, terça-feira, uma vistoria pelos técnicos do Serviço Geológico do Paraná – Mineropar, nas áreas de risco de Laranjeiras do Sul. De acordo com o secretário de Obras e Urbanismo, Huneri Piovesan que acompanhou o trabalho, o resultado preliminar na região da Avenida Ivan Ferreira do Amaral foi assustador e preocupante. Segundo os técnicos, o deslizamento possivelmente foi causado pelo corte desordenado e errado da encosta, feito na vertical.

Hoje, quarta-feira, uma nova análise será feita neste local e também na região de desmoronamento do bairro Santo Antônio de Pádua. Além disso, outros dois pontos chamam a atenção das autoridades. Um deles é a região da Pedreira no bairro São Miguel que é comumente atingido pela elevação do nível do rio Tafona. O outro local é o Arroio dos Padres que preocupa os moradores há anos e que com o volume excessivo de chuvas transformou-se em outra área de risco eminente.

O professor doutor Paulo Mayer que possui especialização em movimentação de solos também percorreu os locais de risco. Segundo ele, em consonância ao apurado pela Defesa Civil, ele acredita que algumas moradias e estabelecimentos devem ser urgentemente desocupadas, em especial no Santo Antonio de Pádua devido a vulnerabilidade das construções.

Conforme o secretário de Assuntos Comunitários, João Aires que acompanhou as vistorias, na região do bairro Nossa Senhora Aparecida, cinco estabelecimentos comerciais e seis residências estão sob análise. Já no Santo Antônio de Pádua, sete moradias estão sendo monitoradas. Segundo ele, nesse momento a receptividade dos moradores é fator preponderante para que uma solução definitiva seja encontrada.
Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854