Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
LARANJEIRAS DO SUL: Instituto São José recebeu 150 mil para compra de materiais

O Instituto de Assistência Social e Saúde São José recebeu simbolicamente na tarde desta terça dia 23, R$ 105 mil reais para compra de materiais de uso diário, quais serão utilizados na unidade de terapia intensiva – UTI - do Hospital São José.


Os recursos são provenientes da Fundação Itaú Social, através do programa: "Comunidade, Presente!". 

 

O projeto desenvolvido pelo ISJ foi encaminhado ano passado para a Fundação, mas somente este ano foi aprovado e oficializado, como ressaltou o gerente de empresas da Agência Itaú Laranjeiras do Sul, Jackson França Lopes, o banco acredita em projetos na área da saúde. - “Esse projeto foi aprovado pela Fundação Itaú Social, pois o Itaú se preocupa muito com saúde e também educação. Ano passado conseguimos alguns materiais didáticos para uma instituição do município e, esse ano conseguimos o recurso direcionado para a saúde, temos mais projetos para Laranjeiras do Sul nessas áreas”. 

 

O presidente do Instituto São José, Paulo Leal, disse que o projeto foi muito bem desenvolvido pela equipe do Instituto e que esses recursos são extremamente importantes para o funcionamento da instituição e também do Hospital, assim como recursos do poder público. - “Ainda falta para a UTI algumas pequenas coisas que o projeto do Itaú vai nos auxiliar para podermos completar o funcionamento pleno da UTI. O hospital e o Instituto têm funcionado com parcerias diversas, como município, Estado e em nível federal. Sem parceria hoje em dia não funciona hospital conveniado ao SUS - que é o nosso  caso. Tendo parcerias e convênios com o poder público e privado, temos como manter um hospital com o nível que temos aqui”.

 

Paulo Leal relata que o maior problema da UTI é a falta de médicos intensivistas (a frente do grupo técnico é quem orquestra o quadro geral do enfermo) e mão de obra humana especializada, somado aos altos custos para manter esses profissionais. Para esse desafio Paulo destaca que o Instituto também está buscando parcerias, agora com os poderes públicos. - “Nós estamos tentando viabilizar via Estado do Paraná recursos para contratar os médicos intensivistas e mantê-los na região. Em conversas com a Assicop, o Estado e municípios da região, para tentarmos viabilizar economicamente e mantermos esses médicos na cidade”.

 

A prefeita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Svartz, esteve presente na solenidade, dando ênfase paras as parcerias e destacando sua importância, colocando-se a disposição, dando todo o suporte necessário para a finalização da UTI e os demais projetos engendrados pelo ISJ. - “Essa parceria entre poder público, o setor privado e a sociedade organizada é muito importante. E graças a essa união que estamos aqui hoje - como parceiros, prestigiando e se colocando a disposição do Instituto São José em todos os atos. Principalmente para melhorar a qualidade de vida, o atendimento ea saúde dos laranjeirenses. Nós estamos com protocolos junto ao governo estadual e governo federal para auxiliar a concretização da UTI e, para que funcione o mais rápido possível”.  A prefeita Sirlene finalizou elogiando o trabalho desenvolvido pelo grupo a frente do Instituto São José, ressaltando a grande importância da instituição para o município, para os munícipes.  

 

 

A doação feita pela Fundação Itaú Social vai ser revertida para a compra de materiais de uso diário da unidade de Terapia Intensiva, tais como: cama elétrica para obeso, carro maca, kits laringoscópio, máscaras de Hudson, Hamper, urinol feminino e masculino, carrinho de curativo, suporte de soro, cadeiras de rodas, cadeiras de rodas para obeso, poltronas reclináveis, tecidos para lençóis e toalhas, eletrocardiógrafo, monitores multiparâmetro, dentre outros.

 


Por Juliana Pavlak


Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854