Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Laranjeiras do Sul e Pitanga avançam nas tratativas para a criação dos Campi da Unicentro


Na Seti (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), o deputado Artagão Júnior está intervindo por Pitanga e Laranjeiras do Sul cujas causas são as mesmas: a implantação do campus permanente da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste).


O parlamentar acompanhou, na manhã desta quarta-feira (30), o prefeito de Pitanga, Altair Zampier, e a prefeita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Svartz, em audiência com o secretário da Seti, João Carlos Gomes, que assumiu o cargo no dia 21 de agosto deste ano.


Os dois municípios possuem o campus avançado da universidade. Pitanga oferece os cursos de Pedagogia e Administração; já Laranjeiras do Sul oferta Pedagogia e Secretariado Executivo. Os custos gerais que ambos os municípios têm anualmente para a manutenção dos campi gira em torno de R$ 700 mil, o que prejudica os investimentos na educação básica e demais projetos educacionais.


O deputado Artagão Júnior reforçou a necessidade da criação dos campi permanentes, justificando que os dois municípios são sede de regiões administrativas e que possuem grande demanda no ensino superior. Ambos os municípios já possuem a estrutura física e o aval do reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona. De acordo com o prefeito de Pitanga, Altair Zampier, os cursos prioritários a serem implantados são Agronomia e Veterinária. Em Laranjeiras do Sul também a prioridade é na área da agricultura.


O secretário João Carlo Gomes demonstrou sensibilidade e disposição em trabalhar na criação doscampi. Dentro dos próximos dias, uma audiência com o governador Beto Richa será realizada para, inicialmente, pleitear o aumento do repasse financeiro aos municípios, que sofrem com o custeio doscampi avançados. Em seguida, serão trabalhados os projetos de definição dos cursos a serem implantados de forma permanente.


Acompanharam a audiência na Seti o assessor do deputado Artagão Júnior, Cesár Augusto da Silva, o secretário de Educação de Pitanga, Paulo Sérgio Boschen, e o assessor de imprensa Rodrigo Basniak. De Laranjeiras do Sul, acompanhando a prefeita Sirlene Svartz, esteve a procuradora do município, Andreia Indalencio.









Por Assessoria de Imprensa

Deputado Estadual Artagão Júnior

Jornalista Victor Almeida





Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854