Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
LARANJEIRAS DO SUL : Prefeitura começa a adequar calçadas e estradas do interior do município.

“Temos duas equipes com maquinários. Uma atende as localidades mais próximas ao perímetro urbano. A outra é destinada às demais localidades”, disse o secretário.


A Prefeitura de Laranjeiras do Sul está iniciando a implantação dos EBDMs (Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal). De acordo com o secretário de Obras e Urbanismo, engenheiro civil Huneri Piovesan, a prefeitura tem solicitado aos engenheiros civis responsáveis por novas obras a adequação das calçadas às normas de acessibilidade. Tal pedido é feito quando é requerido o alvará para novas obras no município.

“Por enquanto estamos só pedindo para que os profissionais incluam nos seus projetos a execução dos passeios públicos com acessibilidade. E já estão sendo feitas algumas calçadas em conformidade com o padrão que solicitamos”, conta o secretário. A prefeitura tem enviado a cada engenheiro responsável um projeto padrão para que seja utilizado na construção dos passeios públicos.

Assim como em diversos municípios do Paraná, em Laranjeiras do Sul, a responsabilidade da construção de calçadas é dos proprietários dos imóveis. Por enquanto, segundo o secretário, não há uma lei municipal que exija dos donos a adequação dos passeios com os dispositivos de acessibilidade. Piovesan argumenta que antes de torná-la obrigatória por força de legislação, a prefeitura precisa aumentar seu contingente de fiscalização. Por enquanto, o departamento de Engenharia conta com dois engenheiros civis, que se revezam nas escalas de trabalho, e um arquiteto. Há estudos para ampliar esse quadro.


ESTRADAS RURAIS

Outro trabalho que vem sendo feito pela equipe do governo da prefeita Sirlene Svartz é o melhoramento do leito e adequação das estradas rurais municipais. Segundo o estudo, Laranjeiras do Sul possui aproximadamente 2.400 quilômetros de linhas as diversas localidades do campo entre si e com a cidade. O compromisso foi assumido e a administração municipal já iniciou no primeiro quadrimestre os trabalhos com esse intuito, como conta o secretário de Viação, Ney Becker.

A prefeitura também iniciou tratativas com o Governo do Estado para o calçamento de cinco quilômetros da estrada do Rio do Tigre, que liga a BR 158 ao Alto da Serra. Há também projetos para fazer o calçamento em dois quilômetros da Vila Rural até a Sanepar e mais um quilômetro até a estação de captação de água da empresa de saneamento paranaense.


fonte: laranjeirasdosul.pr.gov.br

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854