Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
LARANJEIRAS DO SUL: Plano de incentivo à agricultura é lançado pela prefeita Sirlene Svartz

Em substituição ao defasado pacote agrícola, Plano Safra 2013-2014 contempla todas as áreas agropecuárias com fomento, incentivo e capacitação.


Em consonância a importância econômica do setor agropecuário para o município de Laranjeiras do Sul, a prefeita Sirlene Svartz lançou o maior e mais audacioso projeto de apoio e fomento da história, contemplando pequenos e médios produtores.

Em substituição ao defasado pacote agrícola que se tinha até o ano passado, foi apresentado na ultima sexta dia 13, o Plano Safra 2013-2014. A nova proposta de subsídio servirá para auxiliar o produtor rural em diversas atividades do meio agrícola.

O Plano Safra de acordo com o secretário de Agricultura Ademir Severino Alves, parte do princípio da capacitação e treinamento dos agricultores. Para tanto, foram celebradas parcerias com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Senar, Sebrae e Emater. Além de fomentar a pecuária leiteira com programas de inseminação, o Plano Safra prevê o fornecimento de kit completo de sêmen e manutenção de ordenhadeiras, a gestão de patrulhas agrícolas, eletrificação rural e apoio aos apicultores.

Entre as novidades está o kit de medicamento veterinário, que inclui desverminante, iodo, antibiótico, carrapaticida, luva anticéptica, seringa descartável, pistola para vacinar o rebanho e um mini pulverizador. Para o solo, além do tradicional adubo orgânico de cama de aviário, os produtores receberão adubo químico e assistência para proteção de fontes e minas de água, além de análises laboratoriais. Com relação às sementes, Ademir adianta que para esse ano, está prevista a disponibilização de milho, milho vassoura, milho pipoca, milheto, sorgo, feijão preto, feijão carioca e feijão jalo. Além disso, os produtores também terão acesso a herbicidas como Roundup e Gramoxone.

Outra novidade será a distribuição de mudas de Eucalipto e frutíferas como parreira, abacate, caqui, pêssego, carambola, kiwi, jabuticaba, espécies cítrica, entre outras. Por fim, o secretário lembra que o Plano Safra ainda abrange a construção de valas para silagem, bebedouros para animais, terraplanagem, barracão para fumo, apoio a sericicultura (criação do bicho da seda) e estrebarias, sala de espera e de alimentação para bovinos de leite. Em continuidade as ações da Associação dos Piscicultores – Peixelar - está previsto ainda a construção de açudes, entrega de alevinos de várias espécies e convênio com empresas produtoras de ração, além de apoio a avicultura de corte com intermédio da Coasul.

O secretário acrescenta que a proposta do Plano Safra foi apresentada e aprovada por unanimidade pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural - CMDR.

Para o presidente do CMDR, Lauro Schuster, o plano é arrojado e corajoso. No seu entendimento, o conselho e os produtores têm papel imprescindível para que ele tenha sucesso. Ele ainda enfatiza que se metade da proposta for colocada em prática, os agropecuaristas viverão uma nova fase em Laranjeiras do Sul.

O agricultor Paulo Negrelli da comunidade do Passo Liso que participou das discussões para elaboração do Plano Safra ressalta que o antigo pacoteagrícola não atendia as demandas da propriedade. Segundo ele, a proposta apresentada está muito acima do que os produtores esperavam.

Graziela Mendes Alves, agricultora que reside na localidade do Gramadinho lembrou a importância da participação popular na escolha e discussão dos itens que compõem o Plano Safra. Em especial, ela aprovou a iniciativa do governo de Laranjeiras do Sul em apoiar a piscicultura.

 

 

 

Por Assessoria

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854