Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Laranjeiras do sul : Mais 486 alunos se formam no Proerd em Laranjeiras do Sul

O educador social do Proerd, Policial Joel Demétrio recebeu várias homenagens dos alunos.


Na tarde da última quarta-feira (29), mais 486 alunos do 5º ano, antiga 4ª série, de dez escolas municipais e uma particular de Laranjeiras do Sul se formaram no Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência - Proerd. O evento organizado pela Polícia Militar e a Prefeitura Municipal que foi realizado no Iguaçu Tênis Clube contou com mais de 1,5 mil pessoas.

Todas as crianças que concluíram o programa ganharam certificados do Proerd, que foram entregues pelas professoras e pelo Policial Joel Demétrio, educador social do programa no município. Inclusive, ele explica que o Proerd é aplicado durante três meses do ano letivo, sendo uma aula ministrada por semana. Com a ajuda de uma cartilha e o apoio da Prefeitura é ensinado aos alunos práticas de como prevenir-se contra o uso de drogas e o álcool.

A secretária de Educação e Cultura, Marilucia Dalmolin Posthinguer, considera que a família no contexto educacional do Proerd tem papel primordial para manter a criança e o adolescente longe das drogas.

PROERD

O Proerd é um programa com caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar, junto aos alunos do 5º anos que se encontram na faixa etária de 9 a 12 anos, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem nas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania.

O programa tem por base, o projeto D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education) criado em 1983 nos Estados Unidos, e hoje é desenvolvido em 58 países e desde 2002 em todos os Estados do Brasil. Chegou ao Brasil em 1992, através da PM do Rio de Janeiro, e no Estado de São Paulo em 1993, através da Academia de Polícia Militar do Barro Branco de onde o programa expandiu-se para os demais Estados.

Em Laranjeiras do Sul, o Proerd já funciona há 12 anos e ajuda por meio das informações transmitidas às crianças a respeito das drogas e dos tipos de abordagens que estão sujeitas, a formar cidadãos mais conscientes dos seus deveres e, principalmente para que possam dizer NÃO às drogas.


Por: sec. de comunicação.

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854