Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Laranjeiras do Sul - Seminário Territorial de Erva Mate


Aconteceu na última sexta-feira (29) o 1º Seminário Territorial da Erva Mate no centro social do Assentamento 8 de Junho.


A Indústria Mate Laranjeiras juntamente com outras entidades organizou o evento, que teve como objetivo discutir sobre a situação atual e o futuro da erva-mate.


Pela parte da manhã cinco palestras foram ministradas por, Klaus Nietsche da Emater, Ivair Wendling da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) – Unidade florestas - Rodrigo Cordeiro dos Santos da Indústria Mate Leão, além de outros especialistas no assunto, contou também com a participação do chefe do Departamento de Florestas plantadas da Secretaria da Agricultura do Paraná, Mariano Felix Duram.


O seminário que teve a participação de produtores e interessados de vários municípios da cantu pretende orientar os produtores para ter mais rentabilidade, preservar os ervais através de cortes corretos e programados, e incentivar o aumento da área de plantio.


Objetivo também foi discutir com órgãos públicos a disponibilidade de mudas, viveiros, linhas de crédito, levantamento de áreas plantadas, estudos e acompanhamento para preservar a cultura da erva-mate.


Segundo os organizadores, há falta de matéria-prima fez o preço da erva mate subir 350% em 15 meses e pode subir ainda mais. Entre as causas estão à substituição dos ervais por outras culturas que possuem preços mais competitivos.



 

 

 

 

Por Luiz Alcântara

Assessor de Imprensa da Cantu

Emails: luizalcantara9@gmail.com

 

 

 

 

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854