Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Laranjeiras do Sul - Seama inicia hoje (30) distribuição do Plano Safra 2013/2014

Maior e mais audacioso projeto de apoio e fomento da história, contemplará pequenos e médios agropecuaristas de Laranjeiras do Sul


Distribuição inicia hoje (30), serão aproximadamente meio milhão de reais.


De acordo com o secretário Ademir Severino Alves, no total, o Plano Safra terá envolvido aproximadamente R$ 500 mil. Destes, 20% será subsidiado pela secretaria, no total são 382 produtores cadastrados que irão receber o benefício, cada um deles pode atingir até R$ 1,2 mil em parceria com a secretaria.

A entrega seguirá o roteiro traçado que dividiu o município em três grandes áreas, partindo do Alto São João.


Ousado e inovador, Plano Safra parte do princípio da capacitação e treinamento dos agropecuariast. Para tanto, foram celebradas parcerias com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Senar, Sebrae e Emater. Além de fomentar a pecuária leiteira com programas de inseminação, ele prevê o fornecimento de kit completo de sêmen e manutenção de ordenhadeiras, a gestão de patrulhas agrícolas, eletrificação rural e apoio aos apicultores.


Entre as novidades está o kit de medicamento veterinário, que inclui desverminante, iodo, antibiótico, carrapaticida, luva anticéptica, seringa descartável, pistola para vacinar o rebanho e um mini pulverizador. Para o solo, além do tradicional adubo orgânico de cama de aviário, os produtores receberão adubo químico e assistência para proteção de fontes e minas de água, além de análises laboratoriais.


Com relação às sementes, Ademir adianta que para esse ano, está prevista a disponibilização de milho, milho vassoura, milho pipoca, milheto, sorgo, feijão preto, feijão carioca e feijão jalo. Além disso, os produtores também terão acesso a herbicidas como Roundup e Gramoxone.


Outra novidade será a distribuição de mudas de Eucalipto e frutíferas como parreira, abacate, caqui, pêssego, carambola, kiwi, jabuticaba, espécies cítrica, entre outras. Por fim, o secretário lembra que o Plano Safra ainda abrange a construção de valas para silagem, bebedouros para animais, terraplanagem, barracão para fumo, apoio a sericicultura (criação do bicho da seda) e estrebarias, sala de espera e de alimentação para bovinos de leite. Em continuidade as ações da Associação dos Piscicultores – Peixelar - está previsto ainda a construção de açudes, entrega de alevinos de várias espécies e convênio com empresas produtoras de ração, além de apoio a avicultura de corte com intermédio da Coasul.


Ademir destaca que o Plano Safra foi pensado para todo ano agrícola e a entrega dos produtos acontecerá de forma gradativa seguindo a demanda dos agro-pecuaristas. O secretario enfatiza ainda que é de extrema importância a presença dos produtores cadastrados no ato da entrega, em especial para que eles tenham os insumos em mãos para não tardar o início no plantio.


CONFIRA O ROTEIRO DE ENTREGA

30/09/2013 – Segunda-feira

Manhã :

09:30 – Alto São João (Lançamento)

10:30 – Linha São José

11:30 – Flor do Pinho

 Tarde:

13:00 – Herval Grande

14:00 – São Pedro

15:00 – Faxinal Grande/Campo Sales

01/10/2013 –Terça-feira

Manhã:

09:00  – Rio do Tigre

09:30  – Alto Alegre/Rio Barreiro

10:00  – Campo Verde

Tarde:

13:00 – Rio Verde

14:00 – Recanto da Natureza

14:30 – Boa Vista/Rio Cachoeira - No Armazém do Fialka

02/10/2013 – Quarta-feira

Manhã:

09:00 – Rio Quati

09:30 – Linha Pechinski

10:00 – Passo Liso/Linha Cordeiro/Linha Divino

11:00 – Colônia União/Colônia Santa Cruz

11:30 – Colônia Santo Antonio/Rincão Grande

 Tarde:

13:00 - Campo Mendes/Rio Tapera

14:00 – Rio Laranjeiras

15:00 - Assentamento 08 de Junho/Rio do Leão

15:30 - Barro Preto/Vera Cruz/Km 08/Campinho


30/09/2013 – Segunda-feira

A partir de hoje dia 30, a Seama entregará os produtos para as comunidades sedes - Km 127 e 130, Gramadinho, Rio Anteiro, Trevo,Torre da Telepar, Cabeceira do Rio Laranjeiras, Vila das Palmeiras, Invernada Grande e Vila Rural direto da Cooperativa Coprossel. 















Por Assessoria do Município

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854