Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Laranjeiras do Sul - Prefeitura organiza campanha “Outubro Rosa” na luta contra o câncer de mama e colo do útero

Lançamento da programação será no dia 05 de outubro com ato em praça pública e caminhada no centro da cidade


A Prefeitura de Laranjeiras do Sul, por meio da secretaria de Saúde (Semusa) participou nesta terça-feira (17), da primeira reunião do “Outubro Rosa”. O objetivo é criar e organizar ações de conscientização da campanha que ganha as ruas do país com movimento popular e que leva na cor rosa a simbologia da luta contra o câncer de mama e colo do útero. Além da Semusa, a campanha conta com a parceria do Instituto de Saúde e Assistência Social São José, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Lions Clube, e demais entidades e empresas da cidade.


De acordo com a enfermeira da Semusa, Keullin Oliboni, o lançamento da programação será no dia 05 de outubro com um grande evento na Praça José Nogueira do Amaral, a partir das 9 horas. Segundo ela, espera-se chamar atenção de toda a sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. E o ponto-chave da campanha é a “Caminhada do Outubro Rosa”, que será realizada no mesmo dia no centro de Laranjeiras do Sul.


LANÇAMENTO ESTADUAL

O governo do Paraná, através da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social e Provopar, realizam nesta quarta-feira (18), às 14h, no Canal da Música o pré-lançamento da Campanha “Outubro Rosa” no Estado. A prefeita Sirlene Svartz que está em Curitiba para cumprir agenda de trabalho, participa da cerimônia de lançamento da campanha junto das secretárias Ione dos Santos (Assistência Social) e Giorgia Luchese (Saúde). 


SOBRE A CAMPANHA

O “Outubro Rosa” é um movimento popular que começou nos Estados Unidos. Vários estados americanos tinham ações isoladas sobre o câncer de mama ou mamografia no mês de outubro. Com o passar do tempo, o Congresso americano declarou outubro como o mês de prevenção do câncer de mama. O movimento ganhou força em todo o mundo. Para sensibilizar cada vez mais a população, as cidades costumam enfeitar repartições públicas com os laços de cor rosa, além de promover corridas, desfiles de moda com mulheres vítimas do câncer de mama.











Por Assessoria do Município

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854