Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Laranjeiras do Sul - Palestra e Arte com Sustentabilidade Ambiental

Palestra do Coordenador Estadual de Resíduos Sólidos da Secretária Estadual do Meio Ambiente (Sema) e consultor da Organização das Nações Unidas, Laerty Dudas.


Integrando o plano estadual de conscientização e sustentabilidade, que objetiva ensinar voluntários de diversos municípios da região da Cantu fazer arte com sustentabilidade ambiental, Laranjeiras do Sul recebeu recentemente a empresária e artesã Iára Capraro.


Ela coordena o "Programa Paraná sem Lixões" que integra o Fomento Paraná, que prevê a regionalização de todo o estado em vinte consórcios para administração do lixo.

 

Segundo o Coordenador de resíduos do Paraná da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMAS), Laerty Dudas, o governo pretende extinguir todos os lixões de todo o estado até meados de agosto de 2014. "A Iára é uma profissional renomada em todo o país por transformar materiais recicláveis em arte e ao trazê-la para a cidade, pretendemos que estes representantes de diversas cidades, possam formar grupos, incluindo membros de cooperativas de recicladores da sua cidade, e passar o conhecimento que hoje está sendo adquirido gratuitamente; a intenção do estado é que aos poucos se forme uma teia de aprendizados diferenciados gerando através do trabalho e emprego, a renda para muitos paranaenses", revelou Dudas.

 

A artesã, que tem ateliê em Curitiba, destaca que seu trabalho mostrado através da internet, precisamente no “YOUTUBE” já tem mais de 10 milhões de visualizações, e que o mundo todo vem acompanhando seu trabalho e isso é muito gratificante, finaliza.

 

Segundo Dudas, diariamente o Paraná produz cerca de vinte mil toneladas de lixo. Uma cidade como Laranjeiras do Sul, a produção é de aproximadamente de vinte a trinta toneladas por dia. Estima-se que apenas três toneladas deste material, produzido em Laranjeiras, sejam rejeito sem reaproveitamento.

 

Atualmente mais de dez consórcios já foram formados no Paraná que deverá ter de trinta a quarenta aterros para administração do lixo de todo o Estado. Ainda de acordo com o coordenador de resíduos, não existe obrigatoriedade das cidades que já possuem aterro próprio em se unir a outras cidades e nem serão excluídas do incentivo financeiro de fomento ficando a critério do administrador público de cada município gerenciar e adequar da melhor forma o tratamento e coleta do lixo.

 

Com incentivo do Governo Municipal de Laranjeiras do Sul, o evento contou com representantes dos municípios da Cantu e dezenas de pessoas participaram do curso, com a intenção de expandir a arte com materiais recicláveis, para escolas e apoiar as cooperativas, com o incentivo de novos empreendimentos na complementação da renda familiar.

 





Por Luiz Alcântara

Assessor de Imprensa da Cantu

Emails: luizalcantara9@gmail.com




 






Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854