Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Laranjeiras do Sul - Feira do Peixe Vivo surpreende e vende mais de 2,5 toneladas

Na terceira edição realizada pela prefeitura em 2013, criadores surpreendem o público pelo tamanho dos pescados, além da qualidade e do bom preço.


Na manhã de sábado (7) foi realizado no Parque do Lago mais uma edição da Feira do Peixe Vivo que é marco do governo municipal na história de Laranjeiras do Sul. Organizada pela Associação dos Criadores de Peixes – Peixelar em parceria com a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, mais uma vez a feira foi sucesso absoluto de venda e no tamanho dos peixes. Em menos de quatro horas mais de 2,5 toneladas de pescados foram vendidos. Entre as espécies mais vendidas desta vez foram carpas (capim, cabeçuga, húngara e colorida), tilápias, pacu e jundiá. 

 

Na avaliação do secretário de Agricultura, Ademir Severino Alves, alguns dos motivos do sucesso da feira têm sido as qualidades dos peixes, preço e tamanho que tem agradado o consumidor.

 

Muito satisfeito, Ademir comenta que a perspectiva da criação de peixe no município é bastante promissora e que tudo leva a crer que a atividade tende a ganhar cada vez mais espaço no mercado local. 

 

O diretor do Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS e criador de peixe, Paulo Henrique Mayer, que foi um dos feirantes disse que todas as espécies vendidas foram de excelente qualidade, cujo peso variou de dois a três quilos. Para o feirante o fato de a população levar pra casa um produto fresco e de procedência valoriza ainda mais a preocupação que a prefeitura vem tendo em promover a feira do peixe vivo todo mês. Além disso, valorizar a criação de peixe no município e na região é fundamental em sua opinião, pois agrega renda ao produtor e beneficia quem compra e consome carne de peixe.

 

Paulo Mayer aproveita e convida as pessoas que prestigiem sempre no primeiro sábado do mês a feira do peixe vivo que ocorre no Parque do Lago. Afinal, o evento conduz os visitantes às memórias de quando eram crianças e pescavam nos rios que tínhamos na região, estimulando as amizades e as boas conversas.

 

Zelina do Prado Nazari, moradora de Laranjeiras do Sul, relata que a feira é o meio para que a população tenha acesso a peixe fresco e não apenas congelado. Por isso, ela aprova o projeto das feiras mensais criado pelo governo da prefeita Sirlene Svartz. 

 











Por Secretaria de Comunicação Social
Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854