Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Laranjeiras do Sul - Encontro de Hepatites Virais capacita profissionais para identificação e tratamento da doença

Evento realizado no Cine Teatro Iguassu segue a premissa de prevenção que vem potencializando o combate de várias doenças no município


A secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul - Semusa realizou na manhã desta quarta-feira (25) no cine Teatro Iguassu, o 1º Encontro Regional de Hepatites Virais. O evento voltado para profissionais da área de saúde e também profissionais de salões de beleza contou com palestras da equipe médica da 5ª Regional de Saúde e também do setor de Vigilância Epidemiológica da Semusa.


De acordo com a secretária Giorgia Luchese, o evento foi pensado em função da preocupação da gestão pública com a doença e a vontade de capacitar os agentes responsáveis para identificação e tratamento, não só de Laranjeiras do Sul, mas também dos municípios circunvizinhos. A secretária destaca que a promoção de saúde e o trabalho preventivo em todas as áreas determinadas pela prefeita Sirlene Svartz vem potencializando o combate de várias doenças no município.


Segundo Giorgia, alguns sintomas somente são percebidos quando a Hepatite já está em um estágio avançado. Ela lembra que todas as unidades de saúde estão aptas a receber pacientes que suspeitem portar a doença. Além de orientações, eles poderão realizar o teste rápido de forma gratuita.



A médica do setor de Epidemiologia da 5ª Regional de Saúde, Analice Bruel Valente Rocha explica que a Hepatite é um mal silencioso de fácil transmissão encontrado em diversas regiões, não diferente em Laranjeiras do Sul. Segundo ela, uma das principais formas de contágio é através do uso compartilhado de objetos perfurocortantes, comumente encontrado em salões de beleza, por exemplo.


Com relação ao tratamento, Analice adianta que já está aprovada para Laranjeiras do Sul a vinda de um Centro de Atendimento Ambulatorial que trará comodidade para os pacientes que se deslocam três vezes por semana à Guarapuava em busca de tratamento.













Por Assessoria do Município
Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854