Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Laranjeiras do Sul - Encerrou hoje 24/10 a 3ª Etapa do Curso Básico de Piscicultura para técnicos da região da Cantu


III ETAPA CURSO BÁSICO DE PISCICULTURA PARA TÉCNICOS DA REGIÃO CANTUQUIRICUAÇU

 

O Curso Básico de Piscicultura para técnicos da região foi realizado nesses dias 22,23, e 24 de outubro no Auditório do Sindicato Patronal Rural em Laranjeiras do Sul.

 

A atividade de piscicultura é realizada em praticamente todo o estado em diferentes sistemas de produção, desde os extensivos até os super-intensivos. A produção situa-se em torno de 41 mil t/ano (SEAB/DERAL, 2012).

 

A principal espécie cultivada é a tilápia com 84%, seguida das carpas e do pacu com 12% e as demais espécies representando apenas 4% da produção total. A produção concentra-se na região oeste com 50%, seguida da região norte com 15% e da região leste com 5%. Essa produção é realizada em viveiros de terra e tanques-rede.

 

O crescimento da piscicultura não tem sido mais expressivo devido às dificuldades que os piscicultores encontram para o licenciamento ambiental, fato que restringe a utilização de crédito rural, uma vez que a atividade exige recursos para investimento e custeio. A baixa profissionalização e a falta de organização dos piscicultores também dificultam o seu crescimento.

 

Por outro lado, o Estado do Paraná possui um grande potencial para a exploração da atividade, por conta da grande quantidade e qualidade das águas, das características dos solos e das coleções de águas disponíveis em represas.


A piscicultura é uma exploração que permite a obtenção de renda significativa com a utilização de pequenas áreas da propriedade, possibilita o envolvimento de outros membros da família, principalmente mulheres e jovens e a rentabilidade depende do nível tecnológico adotado.

O Instituto Emater conta com uma estrutura técnica capacitada, atuando em 50 municípios no estado e atendendo 1.850 piscicultores. Tem suas ações concentradas para a obtenção do licenciamento ambiental, na profissionalização dos produtores e na sua organização, com isso os nossos técnicos da região Cantuquiriguaçu só tem a ganhar com os conhecimentos que o Instituto Emater tem para oferecer.

 

Objetivos do Curso foram:

- Propiciar condições aos piscicultores para o licenciamento ambiental da piscicultura em viveiros de terra e em tanques-redes;

- Contribuir com ações para a profissionalização e organização dos piscicultores;

- Contribuir com a melhoria da renda, preservação ambiental e geração de ocupações através da piscicultura, nas propriedades rurais e em águas públicas;

- Promover melhorias nos sistemas de produção, visando o aumento da renda e da qualidade dos produtos;

- Propiciar condições para o aumento e organização da oferta de pescados, para o mercado consumidor, através dos cultivos;

- Contribuir com a redução dos custos das atividades da piscicultura através do treinamento de mão de obra, racionalização no uso dos recursos e organização da cadeia;

- Estimular formas de comercialização, transformação da produção e boas práticas na produção, visando à valorização do produto, a redução do desperdício e a segurança do consumidor.

 

A realização foi da Emater, UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul, CONDETEC, SEBRAE, ACILS, Unicafes, Secretaria Municipal de Agricultura de Laranjeiras do Sul, Rureco e Associação dos Municípios Cantuquiriguaçu.





Por Luiz Alcântara

Assessor de Imprensa da Cantu

Emails: luizalcantara9@gmail.com

 

Acesse: www.cantuquiriguacu.com.br



 

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854