Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Laranjeiras do Sul - Comitiva de visita Passo Fundo-RS para conhecer a coordenadoria de conselhos municipais

A participação da Sociedade Civil nas decisões e o controle social das políticas e programas da administração pública pode ser consolidada pela atuação dos Conselhos Municipais que envolvem tanto o poder público com a comunidade em geral.


Com o objetivo de aprimorar o funcionamento dos Conselhos Municipais, em Laranjeiras do Sul, uma comitiva com representantes do Governo Municipal, Conselheiros e SEBRAE, estiveram em uma visita técnica a cidade de Passo Fundo-RS, nesta terça-feira, dia 10.

 

O ponto principal foi conhecer o trabalho de fortalecimento dos Conselhos Municipais  naquele município, que inclusive é referencia no Brasil, pois criou uma Coordenadoria que liga os temas e decisões tratados nas reuniões diretamente com o Prefeito Municipal, proporcionando uma ligação direta e eficaz da participação popular na gestão pública.

 

Em Passo Fundo a comitiva de Laranjeiras do Sul, foi recebida pelo vice-prefeito Juliano Roso, o coordenador dos Conselhos Municipais, Ginez de Campos, e o secretário de Gabinete, Gilberto Gosch, foram debatidas questões sobre a criação e o funcionamento da Coordenadoria dos Conselhos naquele muncipio. “Ouvir a opinião de pessoas que enxergam as questões de fora do governo é fundamental. Assuntos como o trânsito e o modelo de desenvolvimento econômico da cidade são debates importantes que o Conselho de Desenvolvimento está tratando atualmente, por aqui”, explicou o vice-prefeito.

 

Já o Secretário de Assuntos Comunitários, João Aires, ressaltou o empenho da Prefeita Sirlene Svartz, em buscar a participação mais efetiva da comunidade no governo municipal. “Estamos aqui em busca de conhecimento sobre essa importante iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo e fomos muito bem recebidos. Temos certeza de que conseguiremos dar funcionalidade aos conselhos existentes em nossa cidade”, analisou o Secretário municipal.

 

Para o coordenador dos Conselhos em Passo Fundo, professor Ginez de Campos, a organização que o conselho proporciona fortalece o trabalho realizado e, consequentemente, o desenvolvimento do município como um todo. “A administração que ouve os conselhos, tem legitimidade para governar. É preciso sempre fortalecer os conselhos para que as ações auxiliem na boa condução dos projetos do Poder Público”, orientou.

 

Passo Fundo conta com 30 conselhos atuantes, além da Agenda 21.


Também fizeram parte da Comitiva de Laranjeiras do Sul, Willian Zoche do Departamento de Habitação, Anélis Perussulo da Coordenação dos Conselhos, Nelson Glaba do Conselho de Habitação, Rudivane Vagliati, do FUNDEB, Lucia Bertini do Conselho Municipal de Saúde, além dos Consultores do SEBRAE, Edson e Jaime.






Por Luiz Alcântara

Assessor de Imprensa da Cantuquiriguaçu

Email:luizalcantara9@gmail.com

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854