Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Laranjeiras do Sul - Banda Municipal realizou na noite de quinta-feira (31), o seu 1º Concerto

As interpretações encantaram o público presente que lotou o Cine Teatro Iguassu


Aconteceu na noite desta quinta-feira 31, no Cine Teatro Iguassu, o 1º Concerto Musical da Banda Municipal de Laranjeiras do Sul, para difundir a música e a tradição da banda e assim estabelecer um elo artístico com a população do município e da região.


O espetáculo contou com canções como The Final Coutdown, Moment, Besame Mucho, Olhos de Tigre e entre outras que encantaram o público presente que lotou o Cine Teatro.


Com a regência do maestro João Matias a banda é conduzida desde 2006, quando a primeira apresentação da nova formação do grupo aconteceu no dia 3 de fevereiro. Hoje são 45 músicos que integram a Banda Municipal e mais 30 alunos freqüentam as aulas de música que são realizadas no espaço da Concha Acústica da Praça José Nogueira do Amaral.

O projeto é mantido pela Prefeitura que oferece desde os instrumentos, uniformes, material didático, alimentação e transporte aos músicos e alunos quando ocorrem apresentações em outras cidades. 


A banda participa de vários eventos em Laranjeiras do Sul e em toda a região. Em 2008 e 2010 conquistou o 1° lugar no concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas em União da Vitória. Em 2011 obteve o 3°lugar no Campeonato Paranaense de Fanfarras e Bandas na cidade de Carambeí.

No ano de 2012 conquistou o 2° lugar no Campeonato Paranaense na cidade de Campo Mourão.


De acordo com o maestro Matias a idéia de fazer o concerto surgiu da necessidade de oferecer aos pais dos músicos a possibilidade de assistir a apresentação dos filhos, além de resgatar a história que marcou a trajetória da banda nesses 46 anos, através da música clássica, popular, moda de viola e interpretações de cantores como Tim Maier.


Matias explica que entre as maiores dificuldades para dar continuidade ao projeto da Banda Municipal em todos esses anos, foi em decorrência da aposentadoria dos maestros que coordenaram a banda no início da sua formação e a falta de profissional nessa área.


O maestro acrescenta que para os interessados em participar da Banda Municipal, as próximas turmas serão abertas em fevereiro de 2014. E cita que para o ano vem a Prefeitura vai investir na compra de novos instrumentos o que vai possibilitar a abertura de novas vagas.


Mais informações sobre como participar da Banda Municipal as pessoas podem entrar em contato pelo telefone (42) 9131-5396. 







Por Luiz Alcântara

Assessor de Imprensa da Cantuquiriguaçu











Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854