Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Laranjeiras do Sul - Acontece hoje no Auditório do Sindicato Rural, a 2ª Etapa do Curso Básico de Psicultura.


Com a organização das entidades parceiras UFFS, ACILS, SEBRAE UNICAFES, CANTU, CONDETEC, EMATER, FUNDAÇÃO RURECO E SECRETARIA DE AGRICULTURA de Laranjeiras do Sul, acontece o Curso de piscicultura, no auditório do Sindicato Rural.


Esse curso é resultado de uma discussão de alternativas para a geração de emprego e renda na região da Cantuquiriguaçu. Como a piscicultura  é uma atividade com grande potencial na região, esta capacitação tem o objetivo de capacitar novos técnicos na área da piscicultura, pára que estejam preparados para dar as orientações e assistência técnica aos produtores, alavancando  a atividade na região. A primeira etapa aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de julho, no Hotel Fazenda Lindágua.


Será feito um trabalho forte para o desenvolvimento da Aquicultura e Pesca, e uma das estratégias é fazer campanhas e organizar feiras. O consumidor poderá adquirir o pescado da agricultura familiar, que vai alavancar o setor e vai difundir o consumo do peixe em toda nossa região.


Na ocasião o secretário de Agricultura de Laranjeiras, Ademir Severino Alves falou sobre o projeto da PEIXELAR (Associação de Produtores de Peixe) como exemplo e já tem vários sócios cadastrados e esta sendo um sucesso. Destaca ainda que a prefeita Sirlene Svartz tem a vontade de levar o peixe para merenda escolar, como acontece já em alguns municípios do Brasil, mas isso dentro da lei, já que é proibido servir frituras aos alunos, finaliza.


São 39 técnicos inscritos, oriundos de 13 Municípios da região. Esta etapa que iniciou hoje, dia 24 de setembro, irá até o dia 26. Os Instrutores desta etapa são: os Técnicos da EMATER, Luiz Danilo  Muehlmann e Valério Moro, além dos professores do curso de aqüicultura e pesca  da UFFS- Universidade Federal da Fronteira Sul,  Maude Regina de Borba, Betina Muelbert, Marcos Weingartner  e Jorge Erick Parra. Serão desenvolvidas aulas teóricas e práticas.


O grupo de organização reúne-se uma vez por mês para discutir o andamento do processo e já estão previstos mais uma etapa do curso que acontecerá em outubro, bem como outras atividades de organização da cadeia produtiva.


Com a união das instituições e a participação dos municípios, através dos técnicos das secretarias municipais de agricultura, a região poderá desenvolver projetos importantes para a região, gerando o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida.





                                                     Por Luiz Alcântara

                                       Assessoria de Comunicação da Cantu

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854