Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Laranjeiras do Sul - 2º Seminário de Inovação e Tecnologia da Cadeia Leiteira Cantuquiriguaçu

SEMANA NACIONAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA ACONTECE TAMBÉM NA CANTUQUIRIGUAÇU


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece anualmente no mês de outubro, desde 2004, quando foi criada por decreto. É coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e cresce a cada ano. Em 2004, 257 instituições, distribuídas por 252 municípios do país, promoveram 1.848 atividades. Já em 2005, foram 844 instituições, que, em 332 municípios, realizaram 6.701 atividades. Em 2006, ela deve crescer ainda mais atingindo número bem maior de municípios e envolvendo mais universidades, escolas e instituições científicas e tecnológicas.


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2013 tem como tema “Saúde e Esporte”. A coordenação nacional é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a realização da Semana conta com a participação de inúmeros órgãos, entidades e instituições. No Paraná, a SNTC 2013 é coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.


O Sistema SEBRAE é participante ativo em todos os estados brasileiros e tem como foco sensibilizar os pequenos negócios das possibilidades de parcerias oferecidas pelo Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia.


Na Região da Cantuquiriguaçu vários eventos acontecem durante esta Semana. A Associação dos Municipios da Cantuquiriguaçu é parceira em dois eventos importantes: o workshop teatral “Se Sentir Bem” apresentado pela Companhia Teatral Seu Chico e o “II Seminário de Inovação e Tecnologia da Cadeia Leiteira da  Cantuquiriguaçu”.


Companhia de Teatro Se Chico e o Workshop “Se Sentir Bem”

Emocionante! Assim foi a apresentação do Grupo de Teatro Seu Chico.Perdeu quem não veio, pois de forma descontraída foram encenados situações do dia a dia na empresa e na vida familiar tratando dos temas: qualidade de vida, a diferença entre ser comprometido e estar envolvido, cuidados com a saúde física e mental, responsabilidade social, transito e prevenção contra acidentes (na família e na empresa).

De forma inovadora, o grupo traz uma versão criativa e bem humorada de situações que levam o espectador a uma reflexão sobre importantes situações do dia a dia, e, consequentemente qualidade de vida.

Música, arte e interpretações diversas são alguns dos diferenciais deste espetáculo, que transportam a platéia para um ambiente descontraído e divertido, motivando profissionais e equipes para o sucesso em seus negócios e na vida!

           “Trabalhamos focados no desenvolvimento de pessoas, utilizando a arte como ferramenta para a criação e produção de temas que auxiliem na gestão da Educação Corporativa.” Grupo Seu Chico

O espetáculo foi especialmente desenvolvido para os lojistas, empresários, representantes comerciais e colaboradores de empresas, com o intuito de motivar pessoas e contribuir assim, para seu desenvolvimento profissional e pessoal.


II Seminário de Inovação e Tecnologia da Cadeia Leiteira da  Cantuquiriguaçu

Nos dias 23 e 24 de outubro aconteceu o II Seminário de Inovação e Tecnologia da Cadeia Leiteira da Cantuquiriguaçu, no Iguaçu Tênis Clube, de Laranjeiras do Sul. A escolha do tema deve-se ao fato de que a cadeia leiteira  é uma das principais da região, e está em franco desenvolvimento, com grande potencial de crescimento.


A produção de leite é de fundamental importância para o setor agropecuário brasileiro, tendo em vista sua participação na formação da renda e emprego de grande número de produtores, propiciando a melhoria da qualidade de vida do homem do campo. Constata-se que a partir de 1996, houve uma clara tendência de redução das importações de leite e um crescimento das exportações. Os resultados direcionam um novo caminho para a atividade leiteira nacional, dado seu grande potencial produtivo e suas vantagens comparativas em relação a outros países produtores e exportadores.


O cenário tecnológico e de crescimento da produção leiteira no Brasil tem colocado aos agricultores muitos desafios, tanto no que se refere a tecnologia de produção quanto em relação as exigências industriais e de legislação. Este evento  se aborda temas extremamente relevantes para a atividade leiteira, trazendo técnicos de excelência na atividade para falarem sobre a gestão, destino dos dejetos, manejo alimentar, regulagem e manutenção de ordenhadeiras e fatores que influenciam na qualidade do leite.O sistema de gestão da atividade leiteira nas propriedades, pode contribuir para melhoria da eficiência dos sistemas implementados em unidades de produção familiar.


O objetivo é compreender o processo de gestão da atividade leiteira e alimentação animal, a fim fomentar informações para construção de ferramentas gerenciais nas unidades de produção familiar    Compreender a dinâmica de uso dos recursos nas propriedades de forma a estabelecer a tipologia das mesmas, proporcionará aos produtores a compreensão da dinâmica dos recursos nas propriedades.


Os temas abordados com as recomendações técnicas devem ser observados por todo criador que deseja ter sucesso com a produção de leite. Uma boa gestão da propriedade só é conseguida com disciplina, educação e persistência.


O momento econômico requer habilidades gerenciais nas atividades agropecuárias. A atual situação Econômica da cadeia produtiva do leite exige que os produtores realizem todas as atividades no sistema de produção com máxima eficiência, para manter a rentabilidade e permanecer na atividade. Se estas técnicas forem aplicadas corretamente, as vantagens na atividade leiteira serão evidentes.

Melhorar a qualidade e produtividade são grandes desafios para região e só iremos avançar com capacitações aos técnicos e produtores. Cientes disto, os organizadores e parceiros deste evento estão se empenhando para oferecer conhecimentos técnicos a todos os produtores da região.


Na abertura do evento estiveram presentes Edson Braga Silva, do SEBRAE de Cascavel, a Prefeita de Virmond, Lenita Mierzva, 2ª  Vice Presidente da Cantuquiriguaçu e a Prefeita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Svartz, presidente da Associação dos Municipios Cantuquiriguaçu, além de diversas outras autoridades da região. Os realizadores do Evento são o SEBRAE e a EMATER, com o apoio da Associação dos Municipios Cantuquiriguaçu, Prefeitura de Laranjeiras do Sul, Unioeste, Condetec e IAPAR.





Por Luiz Alcântara

Assessor de Imprensa da Cantu

Emails: luizalcantara9@gmail.com

 

 www.cantuquiriguacu.com.br