Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Laranjeiras do Sul - 2ª Etapa do Pisacoop teve início ontem (17)

Após palestras, participantes estiveram realizando visitas às propriedades selecionadas para implantação das Unidades Comparativas nas áreas dos produtores de leite


O  governo municipal, por meio da secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seama), realizou ontem (17), no Sindicato Patronal Rural, a segunda etapa do programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Cooperativismo e Associativismo Rural (Pisacoop) na implantação das Unidades Comparativas (UC’s) nas áreas dos produtores do leite. 
Após palestras informando sobre o programa, foram realizadas visitas às propriedades de vários produtores da região como João Casamali (8 de junho), Adalto Severiano (Flor do Pinho), Cleber Silvestre da Luz (Vera Cruz), Diogo Possato (Barro Preto) e Naldir Tisato (Gramadinho).
O evento contou com a presença da prefeita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Svartz, junto de representantes do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop) do Ministério da Agricultura, além da Universidade Federal do Paraná (UFPR), secretários municipais da região e produtores de leite.


CTG -
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, de Laranjeiras do Sul, Ademir Severino Alves, informa que o Comitê Técnico Gestor (CTG) do Pisacoop já está constituído com várias personalidades da região que congregam a Cantu. Ele acrescenta que o programa está sendo implantado em duas unidades federativas do Brasil, no Pará e no Paraná, especificamente em Laranjeiras do Sul.
“Os produtores selecionados para realização desta etapa, são pessoas que tem potencial de adotar novas técnicas, que tem a vocação para criação da bacia leiteira fomentada pelas informações, métodos e novas tecnologias, para se tornarem referência de produção de leite na região”, ressalta.


Diversidade -
Segundo o diretor do Denacoop, Erikson Chandoha, Laranjeiras foi contemplada com o projeto em função de estar na Cantuquiriguaçu, isso é uma demanda da Casa civil da presidência da República, onde 52 territórios em todo o Brasil foram selecionados.
“Nada importa que outros Comitês Técnicos Gestores (CTG) sejam realizados em outros municípios preocupados com as atividades que eles praticam, pois há muita diversidade na Cantuquiriguaçu”, aponta.


Universidade -
De acordo com professor doutor do Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo da UFPR, Anibal de Moraes, o programa está aberto a todos os produtores que quiserem se envolver, sem restrições, buscando melhorar a vida do produtor ao longo do tempo com as ações realizadas com as visitas e reuniões técnicas junto de várias entidades como a Emater, o Senar, a prefeitura, universidade, entre outros. 
“Na medida em que o proprietário for vendo as melhorias incentiva outros produtores da região a se qualificarem e adotarem técnicas sustentáveis que gerem rentabilidade e qualidade de vida”, finaliza.
























Por Assessoria
Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854