Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
JARCANS 2013 - O prestígio da comunidade consolida sucesso

O handebol, no ginásio Laranjinha é uma das modalidades que mais atrai público.


A consolidação do sucesso dos 22º Jogos Abertos da Cantuquiriguaçu é bem fácil de ser notada em Laranjeiras do Sul, cidade sede do evento. Para isso, basta visitar qualquer praça esportiva para ver que a população assim como nos outros anos dá uma resposta positiva e comparece em massa para prestigiar. Além disso, nas rodas de conversas, a competição é o assunto principal, pois também mexe com diversos setores da economia local.

 

Seja no Centro Esportivo do Parque Aquático Municipal, o Lago de Laranjeiras como é conhecido, que recebe as disputas do vôlei de praia, nas canchas de bocha da ASPM, no ginásio do Apae com o basquetebol ou no ginásio Laranjinha, que recebe o handebol, além de vários outros locais, o que se viu até agora foi um número bastante expressivos de torcedores e mais que isso de amantes do esporte. Para as equipes eles são um integrante a mais na busca da vitória.

 

Este ano, o JARCANs ganhou um fortalecimento a mais. Os Jogos passaram a integrar o calendário oficial do Estado do Paraná assim como outras competições tradicionais como Jogos da Juventude e Jogos Abertos do Paraná. O resultado desta parceria também dará uma premiação histórica e a maior de todas até o momento. A cidade campeã geral vai receber uma Van Renault Máster, igual as que já foram entregues nos Jojups A e Jogos Universitários do Paraná. O veículo chegou à cidade na manhã desta sexta-feira e será entregue no domingo durante o encerramento da competição.

 

O Secretário de Esportes e Turismo do Paraná, Evandro Rogério Roman, que participou da festa de abertura do Jarcans na última quarta-feira, disse estar impressionado com o que viu no ginásio de esportes. “Casa cheia. Essa é a maior justificativa que a comunidade regional apoia e aprova este evento que agora tem essa parceria com o Governo do Estado. Esperamos que isso fortaleça ainda mais esta competição, afinal de contas estamos pegando algo já pronto para somar e este sucesso”, disse.

 

Mas não é só pela presença do público que o Jarcans se destaca. Outro fator interessante que chama atenção é a presença da imprensa regional. Somente na abertura do evento, quase 40 profissionais de várias cidades contribuíram para difusão dos jogos, seja na mídia falada, escrita ou televisiva. Nas praças esportivas, esta situação não é diferente, pois pelo menos duas emissoras transmitem os jogos ao vivo e destinaram maior parte da programação para o evento. A presença midiática é maior até que outras competições mais tradicionais do Paraná.

 

“Notamos que aqui a imprensa veste a camisa e não mede esforços para levar as informações a toda comunidade. Esse fator dá uma proporção da grandeza já que os municípios também tiveram uma preocupação com toda a estrutura que envolve os jogos”, frisou o coordenador técnico do JARCANs Nivaldo Barreto.

 

 HANDEBOL

Na manhã desta sexta-feira, no ginásio Laranjinha, os dois jogos de handebol reuniram bom público. Pelo feminino, Pinhão teve uma vitória tranquila por 27 a 7 sobre Quedas do Iguaçu. Já no masculino, os donos da casa bateram Pinhão por 29 a 21.

 

A 22ª edição dos Jogos Abertos da Cantuquiriguaçu (JARCANs) é uma promoção do Governo do Paraná, Secretaria de Estado do Esporte e Turismo em parceria com prefeituras municipais de Laranjeiras do Sul e Rio Bonito do Iguaçu e dos Municípios do Cantuquiriguaçu e patrocínio da Renault.

 

 

 

Por Assessoria de Comunicação JARCANS/SEET

Silmar Ramos de Oliveira

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854