Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Ibema - 54 Jovens recebem certificado de conclusão do Programa Juventude Cidadã

Uma noite festiva e elegante consagra a formatura das turmas do Programa Municipal Escola de Jovens “Juventude Cidadã”.


O programa instituído no ano de 2010, forma sua 4ª turma, foram 54 adolescentes na faixa etária de 14 a 17 anos que durante todo o ano letivo estiveram frequentando este serviço oferecido pelo CRAS.

 

Na ocasião se fizeram presentes autoridades locais, diretores de escolas, pais e os formandos que receberam sua certificação pelo curso de qualificação realizado.

 

O Programa tem como objetivo proporcionar aos adolescentes de modo direto, o convívio social, estabelecendo condições para se obter conhecimento que os auxiliem no convívio e estímulo ao exercício da cidadania, estendendo-se e propiciando à família, a autoestima, desenvolvimento do espírito empreendedor valorizando-se a si próprios e ampliando os conceitos quanto à convivência na sociedade.

 

Pautados nesse objetivo, embasando-se na Constituição Federal, em seu artigo 227 que diz:

 

Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

 

A educação é direito de todos e dever do Estado e da família, pensando nessa ótica, e também baseados na Lei Orgânica da Assistência Social em seu artigo 2º que tem por objetivos:

 

Art. 2º A assistência social tem por objetivos:

 

I – a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;

 

II – o amparo às crianças e adolescentes carentes;

 

III – a promoção da integração ao mercado de trabalho;

 

IV – a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.

 

É essa junção de normativas que regem o trabalho com os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos,  trazendo a garantia e efetivação dos direitos humanos, esse é o trabalho desenvolvido com o programa “Juventude Cidadã” e que tem promovido inúmeros benefícios ao público atendido, comentou a coordenadora do CRAS a senhora Vaniéli França dos Santos.

 

Sendo este um programa de caráter continuo, para 2014 já estão efetivadas matricula de 60 alunos para o Programa Juventude Cidadã e 17 para o Programa Pro Jovem.

 

 

 

 

 





Por Edy Cunha.

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854