Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Guaraniaçu: Encontro municipal discute obesidade na educação infantil

As Secretarias Municipais de Educação e Saúde promoveram, no último dia 12, no auditório da SEMED, um encontro de formação para todos os professores, merendeiras e zeladoras que atuam nos 06 Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs.



 

Tendo em vista que a escola é um espaço privilegiado para a prática de promoção de saúde e de prevenção de doenças, o encontro teve como objetivo estimular hábitos alimentares saudáveis, que contribuam para a aprendizagem, estado de saúde da criança e qualidade de vida do indivíduo.

 

O evento faz parte do cronograma de ações educativas do Programa Saúde na Escola (PSE) e  teve como palestrantes as nutricionistas Elize Mota e Francieli Lieber Rosset, que trouxeram informações importantes para os educadores. 

 

Na oportunidade os participantes tiveram acesso aos dados das crianças matriculadas nos CMEIs, referente ao Índice de Massa Corporal (IMC) e puderam observar que há um grande número de crianças com sobrepeso e até mesmo casos de obesidade. A Professora  Mariele Muner, que também participou  do encontro de formação, falou sobre a importância da atividade física na Educação Infantil, para que as crianças tenham um desenvolvimento adequado.

 

 

 

Curso de Derivados de Mandioca

 

 

Nos dias 17 e 18 passados, na Escola Municipal Professor Joaquim Modesto da Rosa, foi realizado um encontro de formação continuada para merendeiras e zeladoras das Escolas Municipais e CMEIs. 

 

O curso realizado na parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guaraniaçu e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR - contou com a participação de 15 funcionárias.  Tendo como tema “A produção de alimentos a base de mandioca”.  As participantes aprenderam o processo de transformação da mandioca em farinha de mandioca e polvilho doce para a elaboração de receitas salgadas e doces como: cuca, pudim, sonho, biscoito, tapioca, purê, nhoque, vaca atolada, sopas, entre outras. O encontro promovido pelo Setor de Alimentação Escolar, visa contribuir para a diversificação na alimentação, aproveitando ao máximo os produtos agrícolas recebidos da agricultura familiar.

 

 

 

 

Por Assessoria

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854