Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Encontro reúne cerca de 1,1 mil idosos em Quedas do Iguaçu

Em comemoração ao dia Internacional do Idoso a prefeitura preparou uma estrutura com 40 costelões, homenagens, sorteio de prêmios, show musical e muitas danças aos velhinhos


A prefeitura de Quedas do Iguaçu manteve a tradição e realizou novamente neste ano o encontro de idosos, que reuniu cerca de 1,1 mil pessoas no centro de eventos do Parque de Exposições governador José Richa. De acordo com a secretária de Assistência Social, Paula Teresinha Revers Prado havia uma preocupação pela realização do evento neste ano, pelas dificuldades financeiras e outros entraves. As fortes chuvas deixaram algumas famílias desabrigadas, sendo assistidas pela área social. “Para nossa felicidade o prefeito Jacaré bateu o pé e disse que o encontro ocorreria. Com a união e o apoio de vários segmentos da sociedade garantimos um dia de muita alegria aos nossos idosos”, comemora Dona Paula. Destacando conquistas importantes, que garantem maior conforto, acessibilidade e respeito ao público da terceira idade, que representa 10% da população quedense. Entre elas estão, estacionamento privativo, carteirinha municipal do idoso, rampas de acessos às calçadas nas principais ruas e avenidas da cidade. Das cerca de 10 mil pessoas assistidas pela Ação Social, 3 mil pessoas são idosos. 
Exemplos de vida
O prefeito Edson Prado “Jacaré”, se mostrou muito emocionado com as homenagens, que foi promovida pela organização, para pessoas que fizeram história no município, com relevantes serviços prestados, de forma voluntária. “Na administração pública são muitas as necessidades e demandas em vários setores. Não poderia deixar passar em branco esta data e de ter um dia agradável na presença de pessoas queridas, que ajudaram a construir a história deste município”, disse Jacaré. Escolhidos em sorteio, 40 idosos ganharam uma viagem para Faxinal do Céu, em Pinhão, que deverá ser agendada pela secretaria de Ação Social. Prestigiaram o encontro, o vice-prefeito Amarildo Lusitani, vereadores, deputados Nelson Meurer, Rose Litro e Nereu Moura. As atrações artísticas foram outro presente que agradaram o público presente, com o cantor gauchesco Zé Moraes e o grupo Raízes. 
Mãos divinas
Entre os homenageados neste ano no encontro, estiveram três senhoras que foram responsáveis pelo nascimento de centenas de crianças, conhecidas como `Parteiras`, que tiveram uma atuação importante entre as décadas de 40 a 1980. Entre elas Dona Jandira Pedroso de Souza, de 87 anos. Reside no município há mais de 45 anos, mãe de 10 filhos, dezenas de netos, bisnetos e 3 tataranetos. Chegou a fazer 8 partos num único dia. Da mesma forma atuava Irinezia Cassimira Chagas “Dona Nézia”, de 82 anos, mãe de 08 filhos, possui dezenas de netos, dos quais já perdeu a conta, bisnetos e tataranetos. Chegou a fazer 4 partos num único dia. “Naquela época nós atendíamos as mulheres gestantes em trabalho de parto, com chuva, a pé, a cavalo e de carroça. Mesmo com tantas dificuldades, centenas de cidadãos que estão por ai construindo suas famílias, vieram ao mundo pelas nossas mãos, num dom que Deus nos deu”, comentou Dona Nézia. Também foi homenageada, Dona Selga Giraldi (77), que atuou como parteira em alguns momentos, quando era a primeira dama do município, ao lado do seu esposo o ex-prefeito Pedro Alzides Giraldi `in memoriam`. As homenagens se estenderam ao presidente do Conselho dos Idosos, Zauri Bittencourt (68), e o ex-prefeito Silvestri Odorcick (78).

Fotos: Assessoria
 Cantu
Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854