Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Catanduvas - Cidade vive o clima da semana farroupilha

Pela primeira vez em sua história, Catanduvas comemora a semana Farroupilha em homenagem a


A Guerra dos Farrapos foi uma disputa sangrenta que foi travada na então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul entre Os Farrapos, revoltosos, e o Governo Imperial.

 

A luta estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.

 

Participaram do evento o CTG Presilha dos pagos e os Tropeiros de Catanduvas, aproximadamente 60 pessoas de diversas idades cavalgaram do CTG até o centro da cidade onde foi formada uma roda de chimarrão e a cultura gaucha e a guerra dos farrapos foi discutida. 

 

Após o descanso, o grupo seguiu a cavalo pelo centro da cidade e retornou ao CTG onde foi servido o prato típico de Catanduvas, Iguaria à Guarda da Revolução, pelos seus idealizadores, Márcio Gonzales e Airton Terra. No próximo sábado dia 21 de setembro o grupo toma  um café campeiro, feito pelo vereador Neri Fell o "gauchinho", no centro da cidade.

 

Após o café a tropa segue em cavalgada até ao Recanto das águas onde será servido o prato, leitão a Adelaide, por adesão, à tarde a tropa volta para o CTG Presilhas dos Pagos encerrando as homenagens à semana farroupilha.



Barbosa Lessa e Paixão

 

Cortes são as figuras mais representativas da cultura gaúcha, à sua época perceberam que nossa cultura estava se esvaindo, sendo aculturada. Dispuseram-se então a ir à campo pesquisar e restaurar nossas tradições.

A cena do primeiro parágrafo, dos “Oito bombachudos”, não narra que, no trajeto até o colégio eles foram insultados e reprimidos pelos transeuntes que desprezavam o tradicionalismo.


A perda dos valores culturais típicos do Rio Grande do Sul era tamanha, que se podia ser agredido caso se andasse pilchado na Rua da Praia. Talvez, se estes dois nomes, sobretudo, não tivessem se esforçado em reavivar a chama do tradicionalismo no coração dos gaúchos, em resgatar nossa cultura, fossemos hoje um povo alienado, sem fibra, influenciado pelos modismos meramente, afinal, como diz o Hino Rio-grandense: “Povo que não tem virtude acaba por ser escravo”.

 

 

 

 

Por Assessoria

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854