Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Cantu - Técnicos e produtores estiveram visitando Maripá Pr.

Piscicultura na região da Cantuquiriguaçu


No último Sábado dia 23, cerca de 30 pessoas dos municípios da região da Cantu entre técnicos e produtores esteve visitando a cidade de Maripá, cidade das orquídeas e da Piscicultura.

Entre os organizadores estiveram à frente o Alexandre Haveroth da cadeia produtiva de piscicultura na região da Cantu e Marcio Ramos Coordenador da CONDETEC.


Conhecer de perto os desafios e as potencialidades da criação de peixes em tanques artificiais
, esse é um dos centros da visita, técnicos e piscicultores trocam informações sobre uma cultura que, embora não venham ainda garantidos os resultados que se espera no momento, mas que mostra como uma atraente alternativa de renda principalmente às minis e pequenas propriedades rurais.


Também discutiram sobre a qualidade da água em cultivo intensivo de tilápia em tanque escavado e sobre novas tecnologias para o combate de bacterioses no cultivo da tilápia. 


Com modelos tecnológicos que permitem aos piscicultores obter alta produtividade por unidade de área, mas que por outro lado aumentam os desafios e os riscos dos empreendimentos. O encontro com o grupo teve como objetivo de levar uma contribuição técnica para enfrentar esses problemas – relata o extensionista Cesar Antônio Ziliotto da EMATER, que presta assistência aos piscicultores da cidade.


O município tem aproximadamente 46 famílias que se dedicam à piscicultura comercial. A espécie criada é a tilápia, que tem como principal destino os frigoríficos instalados na região e até para outros estados. A produção anual está na casa das 2,6 mil toneladas. Segundo dados da última safra, contabilizados pela Emater, a produtividade média por ciclo é de 39,2 mil quilos por hectare, enquanto a média regional, uma das melhores do Estado, não passa dos 10 mil quilos por hectare.


Este resultado, explica Ziliotto, é conseqüência do bom nível de profissionalização atingido pelos criadores e da tecnologia empregada.


Hoje, por exemplo, todos os viveiros possuem aeradores, para aumentar a concentração de oxigênio na água, e todos os produtores utilizam comedouros automáticos ou tratores para fornecimento da ração – afirmou.


A competência dos piscicultores de Maripá tem rendido além da melhoria do padrão de vida de suas famílias, a conquista do respeito e credibilidade perante a comunidade local.

Maripá é conhecida por sediar todo o ano a Festa das Orquídeas e do Peixe, um dos eventos mais tradicionais e aguardados pela comunidade de Maripá. “Esse é um evento já tradicional e que mostra o que o município e sua gente produzem de melhor”.

 

 





Por Luiz Alcântara

Assessor de Imprensa da Cantu

Email: luizalcantara9@gmail.com

 

 

 

 

 


Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854