Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Cantagalo - Cidade sediou evento regional do dia do surdo

No dia 26 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Surdo, no Brasil.


Em razão dessa data alunos do Colégio Estadual Olavo Bilac com o apoio da professora Luíza Lipski, intérprete de Libras da instituição trouxeram para Cantagalo o evento comemorativo que envolveu alunos e professores de vários municípios da região.

 

O evento foi marcado por um almoço festivo, passeata pelas ruas da cidade, palestras e muitas outras atividades.

 

"Este dia representa o reconhecimento de todo um movimento que teve início há poucos anos no Brasil quando o Surdo passou a lutar pelo direito de ter sua língua e uma cultura de um grupo minoritário e não de um grupo de deficientes", disse Luiza.

 

Com apoio da Associação dos Surdos de Laranjeiras do Sul (Assuls), da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação, o evento reuniu aproximadamente 200 pessoas durante toda a quinta-feira. O prefeito Everson Konjunski que participou da abertura do evento no salão paroquial da Igreja Ucraniana agradeceu a todos e parabenizou os organizadores pela realização desse evento, pela primeira vez em Cantagalo. 

 

"Sinto-me orgulhoso em Cantagalo estar sediando esse evento tão importante. Recebendo pessoas com capacidade intelectual tão grande, reforço meu apoio integral a todos vocês", disse ele, contando com a tradutora Luíza, que interpretou sua a em Libras aos participantes.

 

 

 

 





Por  www.cantuemfoco.com.br

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854