Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Candói - 1ª Mostra de Artesanato da Cantuquiriguaçu foi um sucesso


Na última quinta-feira (21), o município de Candói sediou um mega evento da região, a 1ª Mostra de Artesanato do Território da Cantuquiriguaçu, participaram aproximadamente 450 pessoas com 18 municípios e suas caravanas, com isso foi considerado pelos artesãos um sucesso!

 

A mostra teve início às 08hs da manhã com café rural, a abertura contou com autoridades de toda Cantu que como a presidente da Associação dos municípios da Cantuquiriguaçu e prefeita de Laranjeiras Sirlene Svartz, assim como primeiras damas, secretários municipais, prefeitos, vereadores de diversos municípios se fizeram presentes, além dos artesãos de todo território, a primeira dama de Candói e secretária de assistência social Juliana Ferreira abriu o evento e após a cerimônia de abertura houve a palestra do Sesi sobre riscos de lesões para artesãos.

 

Das 08hs da manhã até as 17hs os artesãos puderam expor seus produtos de toda região.


Finalizando a parte dos workshops foi escolhido em plenária o novo município que irá sediar a II Mostra de Artesanato do Território da Cantuquiriguaçu. Concorreram: Pinhão, Guaraniaçu, Foz do Jordão e Laranjeiras do Sul, e foi escolhida Laranjeiras do Sul para sediar a próxima edição da Mostra em 2014.


A iniciativa de realizar a Mostra de Artesanato surgiu das Câmaras Setoriais do Território, numa parceira entre Emater e Prefeitura de Candói, município onde foi realizado a 1ª Mostra, além dos parceiros como: ACIERCAN, Sebrae, Condetec, Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu, Sesi e Governo do Paraná.

 

O dia todo foi produtivo dividido em workshops, palestras e exposição dos artesanatos, sobre diversos temas, de acordo com a economista doméstica da unidade da Emater de Candói, Terezinha Bussanello, foram eleitos sete temas de necessidades do território para ser trabalhado nos workshops.

 

“Temos que pensar em peças para atender o turismo na região, os temas abordados foram: 

1º Artesanato em madeira e raízes (aproveitamento de recurso natural);

2º Embalagens para os produtos das agroindústrias ou para o artesanato (a ideia de confeccionar artesanato para que o produto agregue valor); 

3º Opção de couro e lã; 

4º Designer em artesanato; 

5º Custo da produção; 

6º Aproveitamento de reciclagem 

7º Palhas e fibras”, afirmou Terezinha, diversos participantes em seus depoimentos parabenizaram os organizadores e salientaram que irão levar grandes experiências deste evento para seus municípios.




 



Luiz Alcântara

Assessor de Imprensa da Cantu

Email: luizalcantara9@gmail.com


Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854