Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Caminhadas pelo interior do Paraná

Programação encabeçada pela Emater prevê realização de mais de 100 circuitos até o fim do ano


O governo do estado deve promover até o fim deste ano 108 caminhadas internacionais da natureza. O número de passeios é um quarto superior ao total de circuitos realizados no Paraná ano passado, 86. Desenvolvida através de uma parceria entre a Emater, municípios e ONG Anda Brasil, a iniciativa é uma oportunidade para fortalecer o turismo rural no estado e potencializar a economia das localidades visitadas. Neste ano, a média de caminhantes por roteiro é de 440 pessoas, contra 300 em 2012.

Cada caminhada costuma ter em média 10 quilômetros de extensão, explica a coordenadora estadual de Turismo Rural da Emater, Ivaldete Aparecida Zarpelon. O objetivo é integrar atrativos naturais e incremento de renda à agricultura familiar. “Movimentamos bastante a economia dos produtores que recebem visitas durante o percurso. Eles vendem café da manhã, almoços típicos e produtos em postos de apoio e feiras”, comenta Ivaldete.

Segundo ela, para se ter uma ideia, só em 13 das 86 caminhadas internacionais da natureza promovidas no ano passado, foram levadas para trilhas 5,7 mil pessoas e gerados cerca de R$ 114 mil em renda para as propriedades rurais envolvidas. Uma das rotas mais visitadas é o Caminho de Peabiru, em Pitanga, na região Central do Paraná, com uma média de 800 caminhantes por edição; e o de Santa Rita de Cássia, em Lunardelli, Norte do estado, com 500 participantes em média.

Os caminhantes costumam ter perfis variados, indo desde estudantes a aposentados. “Não há idade para participar. A caminhada é como uma prática de inclusão social”, define a coordenadora. Pais também costumam levar a criançada para o trajeto, em geral concluído em até quatro horas e meia. “Não deixa de ser uma forma barata de fazer turismo e conhecer um pouco mais do estado”, reforça Ivaldete.

Mais detalhes podem ser acessados no site  www.emater.pr.gov.br


FONTE:  www.gazetadopovo.com.br/

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854