Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Aproximadamente 1400 Famílias Atingidas Pela Chuva Intensa Em Cantagalo


As fortes chuvas atingem a região desde a última quinta-feira (06), deixando inúmeras cidades em estado de emergência em todo o Estado. Em Cantagalo, infelizmente, a situação não foi dirente. Conforme dados da Defesa Civil até o final da tarde de hoje, domingo (08), cerca de 1.400 famílias haviam sido atingidas pela chuva, seja de forma direta ou indireta. “Casas alagadas, pessoas e comunidades isoladas, pontes inundadas e arrancadas, ruas danificadas, com prejuízos de grande monta para o município. Mas graças a Deus não tivemos vítimas, os danos materiais nos iremos reconstruir”, informou o prefeito Everson Konjunski, que esteve desde os primeiros instantes acompanhando os trabalhos e prestando atendimento às famílias. Conforme o prefeito foi decretado estado de emergência no município.
Pela estimativa da Defesa Civil Municipal, mais de 50 residências foram levadas ou danificadas pela força dos rios que transbordaram em todos os pontos fazendo com que a zona rural de Cantagalo esteja praticamente isolada com danos em todas as comunidades. Algumas famílias na Linha Janjão precisaram ser retiradas de barco dos locais. “No distrito de Cavaco não foi possível chegar, o que se sabe é somente por informações dos moradores. A cada instante recebíamos mais informações e pedidos de ajuda das famílias”, comentou a Coordenadora da Defesa Civil Municipal, Ivone Correa. Na zona urbana, na Vila Caçula foram registrados alagamentos e também desabamentos.
A ponte do rio Cavernoso foi tomada pela água do rio, deixando a BR 277 interditada no início da tarde. Segundo Ivone, os prejuízos reais e danos só poderão ser oficialmente registrados amanhã, quando o nível das águas baixar.
Amanhã as aulas da rede Municipal e Estadual de ensino estão suspensas.

DOAÇÕES
As famílias desabrigadas foram acolhidas nas casas de parentes e amigos, porém, a maioria, conseguiu sair de casa somente com a roupa do corpo, por isso doações são essenciais nesse momento. Alimentos, roupas, colchões podem ser dodados na Prefeitura de Cantagalo ou através do telefone (42) 3636-1185.


FONTE: Cantu em Foco

Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854