Cantuquiriguaçu
 
Condetec
 
Municípios
Agronegócio: Campanha de vacinação contra aftosa foi lançada hoje 30/04 em Marechal Rondon.

Paraná tem por meta vacinar 4,4 milhões de cabeças de gado.



A campanha de vacinação contra a febre aftosa foi lançada hoje às 10 horas em uma propriedade rural de Marechal Cândido Rondon com a presença do secretário da agricultura Norberto Ortigara. A partir de então, os pecuaristas já poderão adquirir as doses da vacina que precisa ser aplicada em bovinos e bubalinos com até dois anos de idade. No Paraná, a meta é vacinar todas as 4,4 milhões de cabeças que se encaixam nessa faixa etária. Na regional da Seab em Cascavel, a meta da Adapar é vacinar 268 mil cabeças distribuídas em 15.700 propriedades rurais.  O prazo para vacinação nesta primeira fase é até o dia 31 de maio. Após esse prazo, as equipes da Adapar iniciam a fiscalização.

 A vacinação de aftosa é obrigatória a todo o rebanho de bovinos e bubalinos e a comprovação da vacina deve ser encaminhada a Adapar até o dia 30 de novembro. Os pecuaristas que não vacinarem os animais estão sujeitos à multa de R$ 96,09 por cabeça não vacinada.

      Segundo a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), a regional de Guarapuava e Laranjeiras do Sul registraram os índices mais baixos de vacinação de febre aftosa do estado na última campanha realizada em novembro do ano passado, atingindo 87,68% de propriedades vacinadas em comparação a média estadual de 94,87%. Segundo a médica veterinária Márcia Zago, a intenção é reverter e melhorar, significativamente, estes índices neste ano.
    A supervisora da Adapar, Ana Lucia Menon também comenta sobre a importância dos pecuaristas da região se conscientizarem sobre a necessidade da vacinação. “A meta é atingirmos 100%, não queremos que ninguém fique de fora”. A expectativa é que sejam vacinados 9,5 milhões de cabeças entre bovinos e bubalinos de todas as idades.



Adapar

    A Adapar é uma autarquia que foi criada no final do ano passado para executar o serviço oficial de defesa agropecuária do Estado do Paraná, substituindo o antigo Departamento de Fiscalização (DEFIS).  Assim, a nova agência tem entre suas funções o recadastramento de propriedades, criação de sistemas de informação e emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) entre outras ações com intuito de modernizar os serviços de sanidade animal prestados no Estado. 
    Segundo a Agência, o produtor rural pode acessar o site http://www.adapar.pr.gov.br para adquirir mais informações sobre a vacinação ou também entrar em contato com a regional de sua cidade da Seab.


Por: R.L assessoria comunicação Cantu.








Prefeitos da Cantu
Cantuquiriguaçu - Rua 7 de Setembro, 2160 - Laranjeiras do Sul, PR
Fone: (42) 3635 1854